Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RDA Dados de especies na funcao rda() nao transformados? (problematica da Dist Euclidean)

2 participantes

Ir para baixo

RDA Dados de especies na funcao rda()  nao transformados? (problematica da Dist Euclidean) Empty RDA Dados de especies na funcao rda() nao transformados? (problematica da Dist Euclidean)

Mensagem por Valeria Andrade Sáb Jun 20, 2020 1:32 pm

Prof Marcos, boa tarde a todos.
Tudo bem? espero q sim ; )
Bem,assistindo sua aula de RDA. mod 7 video 7.11.
Fiquei confusa. Ate entao, eu pensava que teriamos que transformar os dados biologicos (abundancia de especies) antes de usar a funcao rda do vegan. Pra amenizar os problemas decorrentes de uma metrica de dist Eucladiana, certo?

E pensava que o RDA possuia uma metrica Eucladiana e por isso teriamos que fazer alguma especie de transformacao de dados (tanto de especies quanto de variaveis abioticas), certo?
.
Por favor diga me ,quais sao os conceitos da RDA estou entendendo errado. RDA +Transformacao Hellinger resolve of problemas inerentes de uma Dist Eucladiana?

Alias, tenho uma serie de perguntas para o senhor : )
topico: PCA

1- Ao estudarmos regressao multipla , o senhor comentou que oderiamos usar a PCA para evitar a coelinilidade das variaveis. Ao fazermos a PCA, como interpreto um eixo da PCA, (emplo PC1 PC2) ao escrever a formula da regressao multipla com as variaveis "virtuais" criadas na PCA e como interpretar o coeficiente da reta dessa regressao multipla?
2-Numa PCA, o argumento Scale=T, se relaciona com a ideia de correlacao (padronizacao dos dados) e Scale=F relaciona-se com as ideia de variancas. Quando usar Scale=T ou F? Isso tem algo haver com a normalizacao dos dados? Distribuicao de probabilidades ou distrivuicao das densidades?

Topico testando ordenacoes:

1-Posso usar a PERMANOVA para testar as ordenacoes apresentadas numa PCA, CCA, CA .? Ou melhor usar funcao anova.cca() + Emvfit?
1b)Se utilizamos uma anova.caa, quais seriam os presupostos para fazer essa anova? os mesmos que uma anova? Como verifica-los ?
1c) Se eu quisesse fazer uma PERMANOVA com os dados de insetos.txt, deveria padronizar os dados ambientais e de especies com transformacao de hellinger para ambos?
2-Poderia fornecer um Script utilizando PCOA +EnvFit?
3-)Estou confusa quando usar uma PERMANOVA (para testar os grupos apresentados numa ordernacao) e o uso da funcao anova.caa() ?

RDA &CCA

1-No modulo 7; O senhor prof Marcos, comentou sobre a interface de formula na funcao rda(), pacote vergan.
Essa interface de formula pode, permite testar modelos lineares? e nao lineares, ja que a CAA(tem a metrica a distancia Quiquadrado)? e RDA (metrica de Dist Eucladiana)? Ao verificar os exemplos do Help da funcao (estao abaixo), pareceu-me que poderia crias modelos com uma logica de glms e modelos mistos lineares, ancova e de anova fatorial , etc. E possivel? Ou estou delirando com a combinacao de modelos GLM, LM e analise multivariada? ; )

Código:
Examples
data(varespec)
data(varechem)
## Common but bad way: use all variables you happen to have in your
## environmental data matrix
vare.cca <- cca(varespec, varechem)
vare.cca
plot(vare.cca)
## Formula interface and a better model
vare.cca <- cca(varespec ~ Al + P*(K + Baresoil), data=varechem)
vare.cca
plot(vare.cca)
## Partialling out and negative components of variance
cca(varespec ~ Ca, varechem)
cca(varespec ~ Ca + Condition(pH), varechem)
## RDA
data(dune)
data(dune.env)
dune.Manure <- rda(dune ~ Manure, dune.env)
plot(dune.Manure)


Obrigada,
Valeria

Valeria Andrade

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

RDA Dados de especies na funcao rda()  nao transformados? (problematica da Dist Euclidean) Empty Re: RDA Dados de especies na funcao rda() nao transformados? (problematica da Dist Euclidean)

Mensagem por Prof. Marcos Seg Jun 22, 2020 10:08 am

Oi, Valéria, tudo bem?

Bom, vamos por partes.

Valeria Andrade escreveu:
Fiquei confusa. Ate entao, eu pensava que teriamos que transformar os dados biologicos (abundancia de especies) antes de usar a funcao rda do vegan. Pra amenizar os problemas decorrentes de uma metrica de dist Eucladiana, certo?

E pensava que o RDA possuia uma metrica Eucladiana e por isso teriamos que fazer alguma especie de transformacao de dados (tanto de especies quanto de variaveis abioticas), certo?
.
Por favor diga me ,quais sao os conceitos da RDA estou entendendo errado. RDA +Transformacao Hellinger resolve of problemas inerentes de uma Dist Eucladiana?

Então, a função rda em si permite a aplicação de mais de um método: nas nossas aulas usamos para aplicar tanto a pca quanto a rda em si.
No caso da PCA, precisamos sim nos preocupar com a métrica.

Especificamente para dados de abundâncias de espécies, a transformação de Hellinger pode sim ser usada em conjunto com qualquer método que envolva distância euclidiana. Então você pode sim transformar os dados usando Hellinger e depois aplicar uma PCA em dados de abundância de espécies.

Vou respondendo aos poucos, ok?
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

RDA Dados de especies na funcao rda()  nao transformados? (problematica da Dist Euclidean) Empty Re: RDA Dados de especies na funcao rda() nao transformados? (problematica da Dist Euclidean)

Mensagem por Valeria Andrade Seg Jun 22, 2020 10:14 am

Ola Professor Marcos, obrigada por responder a s minhas perguntas. Mas ainda estou com duvida: Entao eu nao preciso usar a transformacao de hellinger para fazer uma RDA?O RDA nao e baseado em Dist Eucladiana?

Valeria Andrade

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

RDA Dados de especies na funcao rda()  nao transformados? (problematica da Dist Euclidean) Empty Re: RDA Dados de especies na funcao rda() nao transformados? (problematica da Dist Euclidean)

Mensagem por Prof. Marcos Seg Jun 22, 2020 3:58 pm

Oi, Valéria.

Se você fizer uma RDA com dados de abundância, o ideal é sim usar a transformação de Hellinger. A transformação pode não ser necessária caso você use outro tipo de dados.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

RDA Dados de especies na funcao rda()  nao transformados? (problematica da Dist Euclidean) Empty Re: RDA Dados de especies na funcao rda() nao transformados? (problematica da Dist Euclidean)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos