Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos

2 participantes

Ir para baixo

Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos Empty Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos

Mensagem por Yugo Pastrana Ter Jun 09, 2020 5:14 pm

Olá professor Marcos. Espero que você esteja bem.

A aula 3.1 (Conceitos, variáveis, hipóteses e gráfico) me fez lembrar de um questionamento que sempre fazíamos no período que eu estava no doutorado. Existia sempre uma cartilha em relação ao comportamento dos dados: “se os dados atenderem os pressupostos da estatística paramétrica a melhor forma de representá-los é utilizando média e desvio padrão. Por outro lado, se os dados atenderem a premissa não paramétrica devem ser representados como mediana, utilizando um gráfico do tipo boxplot”. Baseado nesse contexto, te faço duas perguntas:

1 - Se eu quiser apresentar dados paramétricos por um boxplot está errado? Mesmo que a média represente bem os dados, as vezes queremos mostrar informações a mais sobre o conjunto dos mesmos, e nesse caso o boxplot ajudaria bastante.

2 - Se por algum motivo eu NÃO quiser utilizar os métodos não paramétricos e optar por TRNASFORMAR OS DADOS para utilizar testes estatísticos paramétricos, posso utilizar os dados brutos no gráfico ou OBRIGATORIAMENTE tenho que usar os dados transformados?

Espero me fazer entendido.

Forte abraço.

Yugo Pastrana

Yugo Pastrana

Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos Empty Re: Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos

Mensagem por Prof. Marcos Sex Jun 19, 2020 7:57 am

Oi, Yugo!

Vamos lá.

1 - Não, dados que atendam pressupostos de testes paramétricos podem sim ser representados em um boxplot sem problema algum. Normalmente preferimos gráficos de média porque eles são mais comuns, e normalmente interpretados com mais facilidades (até por pessoas que tem pouco treinamento em estatística). No mais, se no contexto for interessante mostrar mais detalhes de como os dados variam, o boxplot com certeza é uma opção excelente.

2 - Esta é mais complicada de responder. Você pode pensar no gráfico com os dados transformados como uma representação mais fiel do que o teste realizado mostra. Ao mesmo tempo, a transformação distorce os dados originais...

No fim, você pode tomar a decisão final, considerando o que parece fazer mais sentido e ser mais coerente para a interpretação dos dados. Num primeiro momento, você pode considerar usar dados transformados se quiser dar ênfase no resultado do teste, e dados não transformados se quiser mostrar mais os dados em si.

Uma saída intermediária seria você usar os dados transformados mas incluir os valores brutos no gráfico (funciona bem em histogramas e gráficos de barras, pode funcionar em gráficos de médias) ou usar a escala logaritmica no lugar dos valores transformados no eixo y (funciona muito bem para gráficos de dispersão).
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos Empty Re: Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos

Mensagem por Yugo Pastrana Sex Jun 19, 2020 9:52 am

Bacana!

Realmente em algumas situações utilizar os dados transformados no gráfico dificulta o entendimento do valor biológico da variável. De fato, é preciso ter bom senso e avaliar cada situação, focando sempre na melhor interpretação dos dados, para que o resultado seja passado da melhor maneira possível.

Muito obrigado!

Yugo Pastrana

Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos Empty Re: Apresentaçaõ de dados paramétricos e não paramétricos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos