Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentações - diga oi aqui! :D

+100
Bianca Rangel
varela
cidedson
arturo.arispe.t@gmail.com
Fábio Andrew Gomes Cunha
carolina leite
Osório do Nascimento Neto
biancareis01
Thaliane
Cleyton Tenório
robertamfs
Neide
Patricia Ferreti Teodoro
vivi.eilers
laurabslaviero
Fernando Pacheco
wesleyrangeu
Leandro[R]
Joice Farias
Marcelo H Carvalho
Edwin Hernández Pérez
Rafael da Costa Almeida
Karine Mansur
Vanessa Escolano Maso
Hernani Ramos
Gustavo Gatti
Valeria Andrade
Angélica G. Possenti
Paulo Sérgio Amorim
jonathanvinagre
Híngara Leão
diogojanuario
Mauricio Andrade
lipegui
Rômulo Ribon
Rodrigo Fadini
Carolina
Lucas Rodrigo Rezende
Leonardo
Drika
Matheus Gonçalves Reis
kchavezcongrains
Larissa Cunha
Eduardo Minsky
Manuel
Leonardo P. A. Resende
Luciana
Deivison Souza
souzaalves
hcarvalho
GildaV
Marcello Guerreiro
Marilia Machado
Heide Vanessa
Elisa Queiroz
Gustavo.Agudelo
victorialacerda
rzucaratto
Mônica Cupertino
Juliano Moraes
BrunaKlassa
Claudia
Daniel Viol
claudineia
Raquel Jacob Diehl
Agda
Julio cw
tatiania
Maíra Godoy
elisperrone
Leandro de Macedo S. Reis
Ricardo Meireles
Clarêncio Baracho
Daniel Papa
Vinicius
Thomas Yoshinaga
Patricia Rosas Ribeiro
daisyzamb
Maurício Lamano Ferreira
Beatriz Corrêa
Arthur Filipe da Silva
Maria Doris
Tatiane Calaça
Mariana Lessa
Samuel Ribeiro
ecomunick
melissa.arias
Jcoelho
Nelson Rodrigues
lmattiello
Aline Queiroz
Renata Cardoso Vieira
Elizardo Lisboa
Rafael Tubino
Giovanna Barreto
Felipe Fonseca
Lucas Rodrigues
Lidimara
Maryta
lucianossoares
104 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Prof. Marcos Dom Dez 27, 2015 10:35 am

Olá, pessoal, tudo bem?

Criei este tópico para que todos possam dar um oi e se apresentar. O objetivo é nos conhecermos um pouco melhor, saber com o que cada um trabalha, quais os interesses com o curso, o que gostariam de aprender e coisas assim. É o equivalente daquele momento de apresentações que acontece nos cursos presenciais. Wink

Vocês já me conhecem, mas não custa nada me apresentar de novo, né? Então vamos lá!

Meu nome é Marcos, e fiz minha graduação em Biologia lá na UFV, em Viçosa. Bem cedo no curso me interessei pela área de Ecologia, e aos poucos fui tento contato com as aplicações matemáticas e estatísticas que permeiam esta área. Apesar das dificuldades de formação em tudo quanto é coisa relacionada à matemática, tive um orientador fantástico, que me deu a base necessária para começar a aprender essas coisas.

Segui com um mestrado em Ecologia (lá na UFG, em Goiânia), e depois retornei à UFV para meu doutorado em Entomologia (mas me considero muito mais ecólogo do que entomológo). Ao longo da minha formação, fui meio que sem querer me direcionando para as aplicações que a matemática e a estatística possuem na biologia, e hoje sou professor aqui na UFAL, em Maceió, onde ensino Biomatemática, Bioestatística e Ecologia. E na medida que avançava neste trajeto acadêmico, fui tomando cada vez mais gosto pelo ensino, o que nos traz aqui. Smile

Atualmente minhas pesquisas são bastante voltadas para Ecologia, Biologia da Conservação e algumas questões evolutivas e filogenéticas. Mas no geral sou interessado em muitas coisas diferentes ligadas à área de Ecologia, e de vez em quando tenho até dificuldade de explicar com o que trabalho, rsrsrs. Não tenho uma definição clara de organismo de trabalho: apesar de costumar tender mais para estudos com insetos, tenho trabalhos em andamento com um pouco de tudo, de plantas a vertebrados. Mas se for em campo, aí os bichos que eu conheço na prática são as libélulas!

Bom, é isso aí, gente. Digam oi, se apresentem, e vamos conversando, ok? Não deixem de falar um pouco sobre o que vocês esperam do curso, certo?

Abraços!

Prof. Marcos
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Oi

Mensagem por lucianossoares Seg Dez 28, 2015 2:18 pm

Oi pessoal,
Meu nome é Luciano Soares, sou biólogo formado pela PUC-MINAS em 1999, fiz meu mestrado em Zoologia também na PUC-MINAS em 2004. Desde os meus primeiros estágios durante a universidade venho trabalhando com tartarugas marinhas junto ao Projeto TAMAR. Meu mestrado foi com genética de população com as tartarugas cabeçudas, e assim que terminei fui contrato pelo TAMAR aonde trabalhei como coordenador técnico de pesquisa e conservação sendo responsável pelos estados da BA e RJ ate 2010. Em 2010 iniciei meu doutorado na Universidade da Flórida, estudando o efeito do hibridismo em tartarugas marinhas.
Meu interesse maior no curso é poder conseguir independencia no uso do R, para os diversos tipos de analises que estou usando nos meus estudos e rever alguns conceitos da bioestatística.
Estou bastante ansioso para o início das aulas, e tenho certeza que este foi um investimento muito bem feito.
Abraço e um ótimo ano para todos.
Luciano Soares

lucianossoares

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Olá

Mensagem por Maryta Ter Dez 29, 2015 1:06 pm

Olá pessoal, boa tarde!

Sou bióloga (na verdade acabei de me formar cheers ) pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e estou estudando para a prova do mestrado em Oceanografia Biológica no IO-USP. Sou apaixonada por Matemática/Estatística e Química, mas confesso que pouco as conheço. Minha paixão pela estatística surgiu na faculdade com um (assim como o profº Marcos mencionou) EXCELENTE professor de Ecologia que mais tarde tornou-se meu orientador de Iniciação Científica e posteriormente de TCC. Trabalhei com borboletas nos dois trabalhos que realizamos juntos. O nome desse professor/orientador é Ronaldo Bastos Francini, você o conhece, professor Marcos? Apesar de ter feito pesquisas com borboletas, pretendo trabalhar com Ecotoxicologia Marinha atrelada à Biologia da Conservação e Monitoramento Ambiental. I love you

No mundo de hoje, não entendo como ainda há pesquisas sendo feitas sem o uso da estatística. Isso é inadmissível (pra mim)!

Dominar (assim espero) a estatística (ou parte dela) no R será de grande valia, pois assim como o Luciano Soares mesmo disse, gostaria de ter independência no R e não depender de terceiros para analisarem meus dados.

Também estou ansiosa para o início deste curso... bounce

Um excelente 2016 para todos!!

Bjs;

Maryta
Maryta
Maryta

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2015
Idade : 44

https://nossomeioporinteiro.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Lidimara Ter Dez 29, 2015 2:03 pm

Olá pessoal,

meu nome é Lidimara. Sou formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Licenciatura - 2008 e Bacharelado - 2010). Fiz mestrado no Programa de Comportamento e Biologia Animal (2012), e estou fazendo o doutorado no Programa de Ecologia Aplicada a conservação e Manejo de Recursos Naturais (início 2013), também na UFJF. Desde minha iniciação científica venho trabalhando com os macroinvertebrados bentônicos de água doce, em especial com a família Chironomidae (Insecta, Diptera). O foco dos estudos é a distribuição dos organismos.

Minha expectativa em relação ao curso é poder criar independência em relação ao uso do programa R; saber onde buscar as informações; entender os scripts e não apenas dar “ctrl+R”, como venho fazendo até o momento. Espero, ainda, conseguir realizar todas as minhas análises no programa R, pois faço apenas as análises que consigo o script pronto. No trabalho fica aquela mistura de programas, sendo que como prof. Marcos já disse, com certeza o “R” faz todas as análises que preciso. Além disso, espero poder aprofundar o conhecimento teórico sobre algumas análises que já utilizo, como PCA, NMDS, Agrupamento, ...., e, principalmente, aprender novas análises, como aplicações de sig e modelos mistos.

Abraços,

Lidimara.

Lidimara

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/12/2015
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Prof. Marcos Ter Dez 29, 2015 3:23 pm

Oi, pessoal!

Bom ver a galera aparecendo! cheers

A expectativa de ser independente no R e na estatística é principal meta deste programa, e espero que vocês consigam chegar lá! Precisa de algum esforço, mas acredito de verdade que todos que seguirem as dez semanas vão conseguir. O bacana é que com o tempo o R vai ficando divertido (sério, de verdade!), e na medida em que vamos avançando as coisas vão ficando mais fáceis.

Maryta, eu já ouvi falar antes do Ronaldo Francini, mas nunca tive a chance de conhecê-lo.

Bom, sejam bem vindos, pessoal! Em breve começamos! Very Happy
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Lucas Rodrigues Sáb Jan 02, 2016 9:33 am

Olá pessoal Feliz Ano Novo,

Bom, meu nome é Lucas Rodrigues, sou formado em biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2014), ingressei no mestrado em Oceanografia Biológica aqui mesmo (2015), e foi nesse ano que me apaixonei por estatística. Meu campo de estudo é ecologia de insetos da família Tipulidae em marismas e áreas costeiras.
Assim como os colegas, espero adquirir com o curso independência no uso do R e das ferramentas estatísticas.

Grande abraço a todos. Very Happy

Lucas Rodrigues

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Vamo que vamo!!!

Mensagem por Felipe Fonseca Ter Jan 05, 2016 11:22 am

Olá pessoal, tudo bem com todos?

Eu sou o Felipe, um dos integrantes da Bocaina. Me formei em Ciências Biológicas na UFMG (em licenciatura, com muito orgulho Very Happy ). Desde que entrei na Universidade (2004) eu trabalho com conservação de cavernas. Em 2010 eu fiz o mestrado em Ecologia, também na UFMG. Sempre trabalhei com Biologia da Conservação, focando principalmente nos Geossistemas Ferruginosos, que são muito comuns aqui em Minas Gerais. Apesar da grande importância em sua geodiversidade e biodiversidade, esses geossistemas são muito degradados (há séculos) devido à extração de minério de ferro. Em 2012 nós oficializamos a Bocaina, e desde então, tentamos levar conhecimento de alta qualidade para qualquer pessoa que se interessar em Biologia da Conservação e tiver um sinal de internet, rs.
Estamos muito ansiosos pelo início do curso. O primeiro foi um sucesso e como muitos relataram: "Salvou a vida" cheers

Então é isso, grande abraço.
Felipe Fonseca
Felipe Fonseca
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 22/12/2015
Idade : 42
Localização : Belo Horizonte

http://biologiadaconservacao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Giovanna Barreto Ter Jan 05, 2016 12:28 pm

Olás,

Sou socióloga formada pela UNICAMP e estou fazendo mestrado em Oceanografia na UFPR, no Centro de Estudos do Mar. Trabalho na interface das ciências sociais e naturais, pesquisando sobre a gestão de áreas marinhas protegidas. Estudo especificamente a dimensão humana dessa gestão!

Vou fazer uma revisão sistemática da literatura sobre as dimensões humanas desses espaços de conservação e quero usar o R como ferramenta para dar suporte e consistência à minha pesquisa através de análises quantitativas de bancos de dados textuais!

Pesquisando sei que vou usar pacotes como Text Mining (TM), FactoMine e RQDA. Sei também que não vamos estudar nenhum deles especificamente.

Meu objetivo aqui é ampliar conhecimentos e me apropriar mais e melhor do R. Comecei a estudá-lo recentemente e sozinha. Espero também que o professor possa me ajudar nas dúvidas referentes à esses pacotes específicos, ainda que este não seja o escopo do curso. Estou apostando no seu espírito motivador e colaborativo!

Com boas expectativas, me despeço!
Abs



Giovanna Barreto
Giovanna Barreto

Mensagens : 49
Data de inscrição : 23/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Rafael Tubino Qua Jan 06, 2016 11:52 am

Olá a todos.

Eu sou Rafael Tubino, biólogo formado na UFRJ. Fiz o meu Doutorado em Biologia Marinha da UFF (Niterói) onde estou vinculado neste momento. Tenho trabalhado com aspectos da biologia e ecologia aplicados a pesca, além de modelagem ecossistêmica (ECOPATH). Ainda não sei nada do R e por isto estou aqui para aprender.

Desejo um bom curso a todos e um excelente ano de 2016.
Abraços.


Rafael Tubino

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Elizardo Lisboa Qua Jan 06, 2016 4:49 pm

Olá galera,
Me chamo Elizardo Lisboa e sou formado em Licenciatura pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Também tenho especialização em Gestão Ambiental e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Trabalho com o grupo temático da herpetofauna, principalmente os Testudines continentais (vulgo cágados e jabutis) com área de uso e deslocamento.
Bem, a minha primeira experiência com o programa R foi em uma disciplina cursada durante o mestrado intitulada "Análise de dados" com o professor Thiago Gonçalves Souza. Gostei muito do programa apesar de em primeiro momento achar de difícil utilização.
O objetivo para a minha participação deste curso é aprender os conceitos mais importantes na bioestatística, os testes para aplicar nas hipóteses etc. Também ter uma maior aprendizagem no R aqui, para poder utilizar o pacote adehabitat.
Não vejo a hora desse curso iniciar! Very Happy
Elizardo Lisboa
Elizardo Lisboa

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 34
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Renata Cardoso Vieira Qui Jan 07, 2016 4:00 pm

Olá turma,

Meu nome é Renata Cardoso Vieira e sou formada em bacharel e licenciatura pela UFRGS. Tenho mestrado em biologia animal na UFRGS e atualmente estou finalizando meu doutorado com ecologia de lagartos. Trabalho com ecologia de répteis desde o início da faculdade, já tendo trabalhado com quelônios e com diversas espécies de lagartos.

Trabalho na área ambiental, sou bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, atuando com fauna silvestre, unidades de conservação e licenciamento ambiental.

O que estou buscando com o curso é mais independência com o R, uma revisão de parâmetros estatísticos (acho que a gente está constantemente estudando estatística)! E especificamente, quero fazer análises de área de vida e população com o programa. Assim como o colega Elizardo, também trabalho com análises de área de vida e deslocamento, só que utilizava muito o ArcGis para essas análises e quero migrar de programa.

Estou muito ansiosa para o início do curso! Cool
Renata Cardoso Vieira
Renata Cardoso Vieira

Mensagens : 41
Data de inscrição : 22/12/2015
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Olá!

Mensagem por Aline Queiroz Qui Jan 07, 2016 7:19 pm

Olá!
Me chamo Aline, sou bióloga, carioca, mestre em biologia com ênfase em Biodiversidade, trabalho nesse momento com algas marinhas, mas sinto enorme vontade de expandir meus conhecimentos e explorar outros ecossistemas!! geek
Busco a área da Biologia da Conservação, embora me sinta socando a parede às vezes... rs...

para o alto e avante, pessoal!
Aline Queiroz
Aline Queiroz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Prof. Marcos Sex Jan 08, 2016 9:02 am

Bem vindos, pessoal! É muito bacana ir conhecendo vocês e sabendo um pouco das histórias por trás. Smile

Continuem a se apresentar e contar um pouco sobre vocês. Como vocês possuem interesses bastante variados no R, mais adiante posso usar o fórum para dar indicações de material, pacote, leituras e coisas assim voltados para os assuntos que vocês estão mencionando por aqui.

Abraços! Very Happy
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por lmattiello Sex Jan 08, 2016 9:11 am

Olá!
Me chamo Lucia, sou Bióloga formada pela Unicamp. Fiz doutorado em Genética e Biologia Molecular. Trabalhei muitos anos com geração de dados em larga escala de transcriptomica e genômica e atualmente estou no meu segundo posdoc.
Minha expectativa é me tornar independente nas análises estatisticas.
Abs a todos
lmattiello
lmattiello

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/12/2015
Idade : 40
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Nelson Rodrigues Sex Jan 08, 2016 9:31 am

cheers

Salve galera, beleza?

Sou o Nelson ou Nérso, sou graduado em Biologia e fiz mestrado na UFGD-MS em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, agora estou me preparando para o doc. Trabalho com sapos e estou aqui para aprender com todos e acho este curso essencial. É isso ai um abraço e bom curso para nós.
Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Apresentação

Mensagem por Jcoelho Sex Jan 08, 2016 10:03 am

Olá pessoal,
É um prazer poder estudar o R com vcs e o prezado prof. Marcos.
Assim como muitos, tinha um certo receio e medo em relação a Estatistica e fui perdendo ao longo de minha formação.
Me formei em licenciatura em biologia pela Ferlagos em Cabo Frio e posteriormente finalizei um mestrado em Dinâmica dos oceanos e da terra na Uff em Niterói. Tenho trabalhado na linha de dinâmica de populações (com peixes) ao longo desses anos e utilizava o programa Statistica 6 para minhas análises. Quando descobri o R fiquei fascinado, no entanto achei ele complicadíssimo e acabei desistindo de mexer nele. Gostei muito do conteúdo programático do curso, e tenho muitas expectativas. Gostaria de aprender a fazer curva logística no R, mas acredito que mesmo que não seja ensinada no curso, estarei apto ao longo do conhecimento que eu venha a adquirir.
Grande abraço,
João Coelho

Jcoelho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por melissa.arias Sex Jan 08, 2016 10:27 am

Olá a todos!
Meu nome é Melissa Arias e sou Equatoriana. Fiz meu mestrado em Gestão Ambiental na Universidade de Yale nos Estados Unidos. Meu foco durante meu mestrado foi conservação de grandes mamíferos em paisagens altamente modificadas pelo homem. Especificamente, trabalhei com o tigre da Sumatra na Indonésia. Agora estou morando em São Paulo, fazendo pesquisa com o Instituto de Biociências da USP. Minha pesquisa explora o impacto ecológico de políticas de governança nas áreas protegidas da Amazônia, com ênfase em vida silvestre.
Durante meu mestrado, tive um pouco de experiência com o R, fazendo modelos de distribuição de espécies. Meu objetivo é ficar mais confortável com R, e entender melhor as possibilidades de análise geográfico e estatístico dentro do programa.  
Ansiosa por começar!
*Peço desculpas porque ainda não domino o português muito bem!
melissa.arias
melissa.arias

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Olá....

Mensagem por ecomunick Sex Jan 08, 2016 2:37 pm

Saudações a todos,
Sou Marcia, bióloga pela Uninorte e mestrado em Áreas Protegidas pelo INPA. Atualmente estou no doc em Ecologia de Alterações Globais em Aveiro.
Trabalho com ecologia e conservação de ariranhas e sua distribuição na Amazonia e as relações junto a comunidades ribeirinhas. Actualmente, parte do meu trabalho de doc envolve uso de habitat e movimentos por radiotelemetria dessa espécie, além de efeitos BACI 'antes e depois' de empreendimentos hidreléctricos em Portugal, usando a lontra e toupeira d'água na Península Ibérica como espécies chaves.
Participei do 1o curso de R e sem sombra de duvidas, reavivou muito da estatística adormecida pra além de desmistificar o uso do R. Sobretudo porque encontrei na vida académica alguém que me desencorajou profundamente trabalhar em plataforma Mac com o R....  affraid
Mas ainda bem que segui em frente e o curso, mesmo que a distancia e aliado a todo motivação do prof Marcos foram essenciais para facilitar o trabalho e passar a gostar do R!!
cheers
E como conhecimento nunca é demais (e duvidas também não), ainda hoje, tenho muito a aprender. Sobretudo estou a encontrar dificuldades com Adehabitat e as analises de K-loch. E que, como o próprio prof Marcos sempre falava, a comunidade do R ajuda muito entre si, e tirei muitas das duvidas que tinha em kernel la... Agora estou mais feliz por mais essa ferramenta que pode encurtar outras/novas dúvidas!!
É isso!! Um otimo curso e trajectória a todos!!
M.

ecomunick

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Samuel Ribeiro Sex Jan 08, 2016 4:25 pm

Feliz ano novo para todos!!

Me chamo Samuel Ribeiro, sou Biólogo formado pela URCA, em Crato-CE, Mestre em Biologia animal pela UFPE, Recife-PE, e doutor em Zoologia pela UFPB, João Pessoa-PB. Eu utilizo o R a algum tempo, mas com uma série de deficiências, e cheio de dúvidas, as quais pretendo eliminar ao longo dessa jornada.

Tenho interesse especial em Ecologia de comunidades, populações e afins.

Espero aprender bastante, e trocar conhecimento com todos!!

Abraços!!!
Samuel Ribeiro
Samuel Ribeiro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/01/2016
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Mariana Lessa Sex Jan 08, 2016 8:11 pm

Boa noite gente,
Meu nome é Mariana, sou graduada em Biologia como bacharel em genética pela UFRJ e faço mestrado em Ecologia no PPGE-UFRJ. Trabalho com vírus marinhos. Ansiosa para participar do curso e bom aprendizado a todos nós!
Mariana Lessa
Mariana Lessa

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty E aê, pessoal!!

Mensagem por Tatiane Calaça Sáb Jan 09, 2016 12:00 am

Olá, galerinha!

Estou altamente animada com o curso. Expectativas elevadas. Tive algumas poucas experiências com o R e sempre achei difícil, sempre dava erro, o progresso era muito lento. Ao mesmo tempo, preciso e quero muito dominar a estatística e tornar-me independente e auto-suficiente. Com o curso, espero dar um salto em conhecimento e prática e, assim, alavancar todos os projetos em execução e que tenho em mente, aperfeiçoando fortemente minha vida profissional.

Sou bióloga, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E, atualmente, desenvolvo o doutorado na UFPE, em Recife. Tenho interesse em ecologia de populações e comunidades vegetais, procurando entender os efeitos das perturbações crônicas no ecossistema da Caatinga. Especificamente, como a pressão de pastejo por herbívoros domésticos (cabras) interfere nas assembleias de árvores e herbáceas.

Vamos trocar experiências e conhecimento!

Abraços! Very Happy
Tatiane Calaça
Tatiane Calaça

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Maria Doris Sáb Jan 09, 2016 12:34 am

sunny Feliz ano novo pessoal,

Sou María Doris Escobar Lizarazo, graduada em Biologia Marinha na Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano (Colômbia). Fiz Mestrado em Manejo de Fauna Silvestre e Aquática na UNILLANOS (Venezuela), doutorado em Diversidade Biológica na Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil) e atualmente me encontro na UFAM iniciando meu posdoc. Sou especializada em peixes de aguas doces do Norte de Sul América e trabalho principalmente no manejo de pesqueiro de aguas doces, usando como ferramenta a genética de populações e conservação.
Meu interesse em fazer este curso é aprender manejar a plataforma R, aprender acessar, entender e manejar pacotes estatísticos de meu interesse e sobre todo ser independente nesta interessante e atual ferramenta de análises.

Estou disposta a aprender ao máximo!

Maria Doris

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Arthur Filipe da Silva Sáb Jan 09, 2016 2:08 pm

Oi gente!

Meu nome é Arthur Filipe, e estou concluindo minha graduação em Ciências Biológicas aqui na UFAL. Faço parte do Laboratório de Ecologia Quantitativa (LEQ), e sou aluno PIBIC do professor Marcos. Graças ao grande incentivo do professor, ao longo do curso venho me interessando bastante por temas relacionados com métodos estatísticos, modelos matemáticos e R, e por isso terminei me engajando em uma monitoria na disciplina de Bioestatística.

Neste curso, além de dar uma forcinha no que for necessário como monitor, enxergo como uma oportunidade para aperfeiçoar meu conhecimento no ramo Smile

Arthur Filipe da Silva

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Beatriz Corrêa Sáb Jan 09, 2016 3:26 pm

Olá a todos!

Me chamo Beatriz Corrêa, fiz Biologia na UFRJ, terminando em 2010, e mestrado em Biodiversidade na mesma universidade, concluído em 2013. Durante a graduação trabalhei com dinâmica populacional de recursos pesqueiros marinhos e no mestrado com ecotoxicologia de recursos pesqueiros. Logo após o mestrado passei em um concurso público e ingressei na Fundação Instituto de Pesca do RJ, onde ainda estou. Hoje trabalho principalmente com estatística pesqueira. Costumo utilizar outros programas de estatística e sempre tive curiosidade de aprender a usar o R, mas com medo de tudo que ouvia sobre o programa!! rsrs... Vi o curso como uma boa oportunidade de desmistificar o R e aqui estou! Ansiosa pelas aulas Smile

Bom curso para todos nós!!

Abraços!

Beatriz Corrêa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Maurício Lamano Ferreira Sáb Jan 09, 2016 4:59 pm

Olá Pessoal
Eu sou biólogo e estou querendo entrar neste "labirinto" do R!
Conto com a ajuda e tolerância do professor e de todos os colegas nesta empreitada...
abs,
Maurício

Maurício Lamano Ferreira

Mensagens : 39
Data de inscrição : 09/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos