Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda - Escolha do teste estatístico

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda - Escolha do teste estatístico  Empty Ajuda - Escolha do teste estatístico

Mensagem por rafaelmartos Seg Jun 22, 2020 9:16 pm

Boa noite.

Estou com dúvida em relação a qual teste estatístico utilizar para analisar os dados que coletei. São duas dúvidas

1ª Duvida:

- Eu preciso analisar a relação de três variáveis ambientais (temperatura em ºC, umidade em % e velocidade do vento em m/s) com a ocorrência de quatro espécies de aves. Inicialmente pretendia utilizar uma regressão múltipla analisando cada espécie em separado com as variáveis ambientais.
Só que ao analisar a normalidade dos resíduos conforme aprendemos em aula, os dados não atendem esse pressuposto.
Qual a melhor alternativa para analisar esses dados? Seria uma análise de regressão não-paramétrica? Existe alguma outra análise mais robusta que me dê uma certeza maior quanto a existência ou não da ocorrência de cada espécie com essas variáveis ambientais?


---------

2ª Dúvida:

Eu gostaria de saber com a melhor alternativa para analisar se a disponibilidade de presas, por estação do ano, influência na ocorrência de alguns predadores.

Eu tenho 12 pontos amostrais e em cada um deles foi realizado uma campanha por estação (primavera, verão, outono e inverno) para amostrar possíveis presas (roedor, anfíbios, invertebrados) de aves de rapina nesses pontos.

O objetivo é saber se existe ou não relação na ocorrência dessas aves com a disponibilidade de determinadas presas (por exemplo, espécie 1 ocorre onde tem uma determinada espécie de roedor. A espécie 2 ocorre onde tem uma espécie especifica de anfíbio ou espécie 3 ocorre onde tem uma maior abundância de invertebrados de solo de uma forma geral).

No caso eu dividi a tabela com uma coluna sendo os pontos (de 1 a 12), uma sendo a estação (primavera, verão, outono, inverno), uma coluna para cada espécie de ave (colocando a abundância dessas espécies por ponto amostral) e uma coluna para cada espécie de vertebrado e uma para cada ordem de invertebrados, também colocando a abundância de cada.

No caso é importante levar em consideração o efeito da estação do ano que é uma variável categórica. Há ainda a possibilidade de considerar apenas estação seca e chuvosa. Seriam apenas dois níveis e se não me engano o R pede ao menos 3.



Muito obrigado.

rafaelmartos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/05/2019
Idade : 32
Localização : Pirajuí/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Escolha do teste estatístico  Empty Re: Ajuda - Escolha do teste estatístico

Mensagem por rafaelmartos Ter Jun 30, 2020 8:37 am

No caso da 1ª dúvida, o ideal seria realizar a transformação dos dados utilizando log10, e realizar o cálculo da correlação de Pearson?

rafaelmartos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/05/2019
Idade : 32
Localização : Pirajuí/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Escolha do teste estatístico  Empty Re: Ajuda - Escolha do teste estatístico

Mensagem por MAURICIO LANG DOS SANTOS Seg Jul 27, 2020 10:12 am

Olá,

Poderia ser uma alternativa trabalhar com GLM em ambos os casos.
Mauricio

MAURICIO LANG DOS SANTOS

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Escolha do teste estatístico  Empty Re: Ajuda - Escolha do teste estatístico

Mensagem por rafaelmartos Seg Jul 27, 2020 6:39 pm

Boa noite Mauricio, tudo bem?

Muito obrigado pelas sugestões.

Na 1ª dúvida, eu utilizei o GLM (Só fiquei com um pouco de dúvida se a distribuição Poisson é a melhor alternativa para esse tipo de dados).


Em relação a 2ª dúvida, alguns colegas me sugeriram utilizar a Análise de Redundância ou a CCA por causa das inúmeras espécies que entram como variáveis (140).

Você acha que o GLM forneceria resultados mais robustos em relação a essas análises?

rafaelmartos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/05/2019
Idade : 32
Localização : Pirajuí/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Escolha do teste estatístico  Empty Re: Ajuda - Escolha do teste estatístico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos