Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área

2 participantes

Ir para baixo

ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área Empty ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área

Mensagem por cacorrea1989 Qui Jan 13, 2022 5:41 pm

Professor, tudo joia?
Fui aluno no seu curso do R em 2019

Estou com uma dificuldade em uma estatística do TCC de um co-orientado

O projeto visou monitorar a atividade de um inseto "serra-pau" ao longo dos meses de ocorrência do inseto
Desta forma, temos uma dependência temporal, pois é o mesmo local avaliado ao longo dos meses (janeiro a julho)
Queria testar se existe diferença na quantidade de GR entre os meses de ocorrência do inseto

Variaveis:
- GR = galhos "roletados" = Numero de galhos que o inseto cortou mas arvores
- Tempo = cada mês de atividade do inseto (mes 1, mes 2, mes 3, etc)
- Area = todo o estudo foi na mesma area (plantação)

Pensei em fazer um teste de anova de medidas repetidas, mas deu erro.
Caso esse tipo de anova não seja adequando, qual seria uma solução?
Observação: tempo e área foram usados no R como fator e GR como número inteiro

# Comandos
Modelo1 <- aov(dados$GR ~ dados$Tempo + Error(dados$Area))

# Erro no R
Error in `contrasts<-`(`*tmp*`, value = contr.funs[1 + isOF[nn]]) :
 contrasts can be applied only to factors with 2 or more levels


Acredito que o problema é que só temos 1 nível para a variável área
Como resolvo? Se tirar a área vira anova simples e não abordo a dependência temporal


Muito obrigado
Grande abraço

Atenciosamente

cacorrea1989

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área Empty Re: ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área

Mensagem por Prof. Marcos Ter Jan 18, 2022 9:28 am

Bom dia!

Vamos lá. Acho que o seu caso na verdade não é para uma anova de medidas repetidas. Esta é uma análise que normalmente seria feita para (usando o seu caso como exemplo) se comparar as áreas ao mesmo tempo que se controla o efeito potencial do tempo (e o fato as unidades amostrais serem dependentes).

O seu caso é mais simples, e penso que tem duas soluções em termos de análise:
- simplificar tudo e fazer uma anova simples;
- ajustar um modelo não linear;
- partir para análises de séries temporais.

Na primeira opção, existe sim uma simplificação meio grosseira, já que os meses não são apenas fatores, pois são ordinais - tem uma sequência. Ainda assim, a análise responderia de forma simples e direta a pergunta sobre as diferenças entre os meses.

A segunda é interessante, mas tem a complicação da busca pelo tipo de equação a ser ajustada (estou partindo do pressuposto de que não é linear). Pode ser simples se for um padrão simples no tempo, mas pode ser complicado se não for um padrão simples.

Por fim, a terceira é apenas uma direção genérica, tenho pouca experiência na área, mas sei que existem ferramentas específicas para se analisar dados ao longo do tempo em busca de padrões. Você pode dar uma olhada neste material e ver se ajuda: https://a-little-book-of-r-for-time-series.readthedocs.io/en/latest/src/timeseries.html

Qualquer coisa vamos nos falando, ok?

Abraços!
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

cacorrea1989 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área Empty Re: ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área

Mensagem por cacorrea1989 Ter Jan 18, 2022 2:20 pm

Fala professor!
Eu tinha ouvido falar de série temporal, mas achei meio complexo

Quanto a anova simples, fiquei na dúvida em usar devido a dependência da área
Acho que vou usar a anova simples (mesmo um pouco grosseiro), já que é só uma área.

Se tiver muito zero tem problema?
Eu fiz coletas semanais, então tem várias semanas com 0 (tenho 4 réplicas/semanas para cada mês)


Obrigado

cacorrea1989

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área Empty Re: ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área

Mensagem por Prof. Marcos Qua Jan 19, 2022 8:13 pm

Acho que é bem tranquilo usar a anova simples neste caso.

Sobre os zeros: o importante são os pressupostos. Se eles forem atendidos, os zeros em si não são problema.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área Empty Re: ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS - Testar fator tempo com dependência da área

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos