Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encadeamento de análises de diversas variáveis

2 participantes

Ir para baixo

Encadeamento de análises de diversas variáveis Empty Encadeamento de análises de diversas variáveis

Mensagem por Renato Filogonio Seg Jun 22, 2020 9:22 pm

Olá Marcos,

Escrevi esta dúvida no webinário mas como você mesmo disse, esse parece ser uma questão um pouco mais complexa (e aproveito para elaborar um pouco mais o problema).

Tenho que fazer diversas regressões entre massa corpórea do indivíduo (MC) e diversos parâmetros hemodinâmicos e morfologia e mecânica vascular: frequência cardíaca (fH) pressão arterial (pa), raio do lumen arterial (r) tensão arterial (T) etc...
Meus dados estão organizados assim:

MC      fH      pa      r      T......
mc1     fH1   pa1     r1    T1.....
mc2     fH2   pa2     r2    T2.....
mc3     fH3   pa3     r3    T3.....
mc4     fH4   pa4     r4    T4.....
mc5     fH5   pa5     r5    T5.....
.
.
.
Eu gostaria de fazer uma regressão para cada uma dessas variáveis: MN e fH, MC e pa, MC e r, MC e T etc.

O meu script ficou enorme, e imagino que deva alguma forma de facilitar minha vida nesse sentido, especialmente porque preciso ficar procurando, em cada modelo novo que construa, as pequenas diferenças no comando relativas ao nome de cada variável para fazer o teste rodar corretamente. Por exemplo, para testar a regressão do raio interno tenho:

m.d.pad.r.n <- nls(d.pad.n$r ~ a * d.pad.n$bm ^ b, data = d.pad.n, start=list(a=1,b=1))
summary(m.d.pad.r.n)

Para testar o a regressão da tensão tenho:

m.d.pad.t.n <- nls(d.pad.n$t ~ a * d.pad.n$bm ^ b, data = d.pad.n, start=list(a=1,b=1))
summary(m.d.pad.t.n)

Neste caso específico, tenho que fazer apenas regressões, mas eventualmente, precisarei de fazer ANCOVAs e ANOVAs, mas imagino que o processo de "loop", como você mencionou, seja parecido. Você poderia me dar uma mão com isso?


Aproveito para agradecer imensamente por me ajudar a encarar o R - tenho tentado utilizar o programa desde o mestrado, em 2010! Excelente curso, parabéns!

Abraços

Renato Filogonio

Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Encadeamento de análises de diversas variáveis Empty Re: Encadeamento de análises de diversas variáveis

Mensagem por Valeria Andrade Seg Jun 22, 2020 9:28 pm

cv

Valeria Andrade

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos