Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ambiente com variáveis que não se relacionam

2 participantes

Ir para baixo

Ambiente com variáveis que não se relacionam Empty Ambiente com variáveis que não se relacionam

Mensagem por PatriciaNunes2315 Sáb Jul 04, 2020 12:07 pm

Olá! Primeiramente queria dizer o quanto aprendi com esse curso e desenvolvi habilidades. Parabéns a todos!

Tenho uma dúvida bem geral: Estou fazendo análises exploratória em um ambiente aquático com varias variáveis ambientais e bióticas. Após rodar algumas análises, inclusive um correlograma, percebi que poucas variáveis são correlacionadas. Como posso entender isso? que tipo de ambiente pode ter essa característica ou que abordagem dar a esses dados??

Abçs

PatriciaNunes2315

Mensagens : 13
Data de inscrição : 31/03/2020
Idade : 35
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Ambiente com variáveis que não se relacionam Empty Re: Ambiente com variáveis que não se relacionam

Mensagem por Prof. Marcos Ter Jul 07, 2020 8:49 am

Oi, Patrícia!

Bom, antes de concluir de vez que elas não estão correlacionadas, uma sugestão que eu dou é verificar as correlações utilizando alguma medida não paramétrica - correlação de Spearman é uma saída simples e prática para isso. Pensei nisso porque pode acontecer de que algumas das suas variáveis se distribuam de forma pouco simétrica e/ou com valores extremos, e as correlações poderiam estar "escondidas" com isso.

Já uma outra questão intermediária diz respeito ao tamanho da amostra: se ela for muito pequena, ao mesmo tempo que se tem muitas variáveis, é sempre possível que as correlações não sejam detectáveis mesmo que existam.
E em uma situação também relacionada à amostragem, é interessante se verificar se suas variáveis estão dentro de uma variação de magnitude relevante (um exemplo bem grosseiro: você poderia ter muitas amostras, mas o pH delas variar entre 6.8 e 7.2). Então é importante que cada variável coletada seja inspecionada pensando a respeito de sua natureza, variação que normalmente costuma ter, etc.

Agora, supondo que realmente não existam correlações e isto de fato faz parte da natureza dos dados coletados, então este resultado em si pode ser bem relevante para ser discutido. Meu chute inicial é que uma heterogeneidade ambiental muito grande possa gerar este tipo de coisa. Será que pode ser este o caso?
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ambiente com variáveis que não se relacionam Empty Re: Ambiente com variáveis que não se relacionam

Mensagem por PatriciaNunes2315 Ter Jul 07, 2020 9:43 am

Prof Marcos, a análise prévia foi feita sem especificar o método, então refiz as correlações com o método de Spearman e as relações entre as variáveis ficaram um pouco mais aparentes. Seu palpite está certo! esse ambiente é muito diverso, então na verdade pode fazer sentido que não haja muitas correlações.

Obrigada!

PatriciaNunes2315

Mensagens : 13
Data de inscrição : 31/03/2020
Idade : 35
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Ambiente com variáveis que não se relacionam Empty Re: Ambiente com variáveis que não se relacionam

Mensagem por Prof. Marcos Seg Jul 20, 2020 9:54 am

Beleza, que bom que deu certo! Very Happy
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

PatriciaNunes2315 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ambiente com variáveis que não se relacionam Empty Re: Ambiente com variáveis que não se relacionam

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos