Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como criar no R pacotes "personalizados"

2 participantes

Ir para baixo

Como criar no R pacotes "personalizados" Empty Como criar no R pacotes "personalizados"

Mensagem por Guto Seg Abr 20, 2020 10:17 pm

No Webinar de 20/04 fiz essa pergunta pro Marcos e ele sugeriu criar um tópico. E Trabalharmos a ideia.

De antemão ele sugeriu 3 caminhos em ordem de praticidade.

1º) Um pacote "pessoal". Uma compilação de análises retirada de outros pacotes. Essa opção como o nome sugere é pra uso próprio ou pra partilhar entre os conhecidos.

2º) Um pacote "oficioso". Uma montagem com mais critérios criado no GitHub (se não entendi errado).

3º) um pacote oficial. Como  todas as exigências e trabalhos associados a um pacote do cRAN.

Há ainda uma outra possibilidade, nível Hacker, de selecionar alguns pacotes de uso frequente para que sejam carregados automaticamente na abertura do R. Isso é um TALVEZ mas é necessário saber um pouco do que tá fazendo.

Como o Marcos adivinhou, eu pensei na primeira opção e acredito que as outras duas seriam uma consequência com o tempo, uso e sucesso desse pacote.

Guto

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar no R pacotes "personalizados" Empty Re: Como criar no R pacotes "personalizados"

Mensagem por Prof. Marcos Ter Abr 21, 2020 4:48 pm

Obrigado por ter criado o tópico, Guto!

Vamos lá, a solução "hacker" é na verdade a solução mais simples, rsrsrs. Ela é bem direta, você deverá acessar um arquivo chamado Rprofile.site, e adicionar nele os elementos que você quer que o R carregue ao iniciar.

Há um guia sobre isso aqui:
https://www.statmethods.net/interface/customizing.html

Mas vou mostrar um exemplo, no qual coloquei o pacote vegan para carregar na inicialização do R. A parte chata, é bom lembrar, é que o R vai demorar mais para abrir... Além disso, tem outro porém: se você mandar o script para alguém, vai ter que avisar quais os pacotes precisam ser carregados, já que esta etapa será pulada no seu script.

Mas vamos lá! No windows, basta ir onde o R está instalado (normalmente, "Arquivos de programas"). Dentro da pasta com a versão do R, há uma pasta chamada "etc", e dentro dela podemos acessar o Rprofile.site. O Windows não entende o que usar para abrir o arquivo, então você pode clicar com o botão direito, usar a opção "abrir com" e achar o bloco de notas (ou outro editor que desejar). Veja aqui como fica:

Como criar no R pacotes "personalizados" Print110

Note que no exemplo eu já inseri a linha desejada, logo de cara. Tem uma coisa, porém: o windows não quer que a gente edite estes arquivos, ele entende que são arquivos de sistema. Então faça duas coisas:
1 - por uma questão de segurança, faça uma cópia do arquivo original. Deixe em um local seguro, se alguma coisa der errado, você apaga tudo e cola o arquivo original lá de volta.
2 - para editar o arquivo e salvar, você tem que fazer isso fora da pasta original! Implicâncias do windows... Eu joguei o arquivo no meu desktop, alterei e salvei. Depois colei de volta na pasta (já tinha salvo uma cópia do original).

Veja o que aconteceu quando carreguei o R:

Como criar no R pacotes "personalizados" Print210

E é isso!

Se você não gostar, pode editar o arquivo de novo - ou ainda mais fácil, substituir pelo original.

Very Happy
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar no R pacotes "personalizados" Empty Re: Como criar no R pacotes "personalizados"

Mensagem por Prof. Marcos Ter Abr 21, 2020 4:53 pm

Agora vamos para a sua pergunta original: como criar um pacote?

Existem vários tutoriais sobre isso na internet, mas um que eu achei mais legal foi justamente um no qual a autora fala sobre criar um pacote para uso pessoal, que depois pode crescer ou não para ser compartilhado.

Ela primeiro postou esta reflexão:
https://hilaryparker.com/2013/04/03/personal-r-packages/

E depois postou um turorial bem simples e direto:
https://hilaryparker.com/2014/04/29/writing-an-r-package-from-scratch/

Eu ainda quero fazer um tese, e se der certo, vou começar a compilar todas as funções que eu crio em um pacotinho. Smile

Agora, no seu caso, entendo que o objetivo é colecionar funções de vários pacotes, não é? Pode não ser super simples, pois pode ser que as funções tenham dependências - se você recortá-la de um pacote, ela pode "se quebrar" por depender internamente de outras funções. Mas se isso não acontecer, deve dar certo.

Vamos nos falando, ok? Gostei da ideia de criar um pacote pessoal, em breve espero compartilhar um meu aqui, e acho que com a experiência vai ficar fácil te ajudar.

Abraços!
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar no R pacotes "personalizados" Empty Re: Como criar no R pacotes "personalizados"

Mensagem por Guto Ter Abr 21, 2020 5:12 pm

Nossa Marcos, valeu pela rapidez e pelo detalhamento. Confesso que estou ansioso pela criação do pacote e com a troca de figurinhas. Realmente não havia atentado para possíveis dependências entre funções...

Acho que criar pacotes possa ser uma estímulo pra aprofundar o conhecimento e a pratica no uso do R.

Abraços!

Guto

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar no R pacotes "personalizados" Empty Re: Como criar no R pacotes "personalizados"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos