Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas gerais

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas gerais Empty Dúvidas gerais

Mensagem por Juliano Moraes Qui Nov 17, 2016 8:12 pm

Oi Pessoal, boa noite!

Eu tenho um conjuntinho de dúvidas e irei enviá-las de uma vez, ok? No geral são dúvidas simples e creio que rápidas de serem sanadas. Segue:

1 – Porque quando gero um conjunto de números de 1 a 100, por exemplo, e em seguida peço os quartis desse conjunto [ dados<-c(1:100) e quantile(dados) ] o 1° e 3° quartis dão 25.75 e 75.25? O correto não seria dar 25.5 e 75.5? Se isso for uma imprecisão do R, isso pode afetar minhas análises de alguma maneira? Percebi que o R não calcula com exatidão os quartis em alguns casos, isso confere?

2 – Sobre os gráficos: a caixinha da legenda fica grudada no eixo y ou mesmo na caixa do gráfico. Como deixo ela inteira, sem estar grudada ao eixo ou a caixa do gráfico?

3 – Se uma classe de um fator possui um nome composto, por exemplo Mata Secundária, na planilha esse nome terá que ir como Mata Secundária (com _ ) para evitar confusão no R. Porém, no gráfico como faço pra tirar esse _ ? Em geral, como faço pra modificar nomes no R que estão com _ ou outros símbolos?

4 – Quando fiz o gráfico do exercício [Produtividade~Adubo ], em seguida fiz uma regressão linear simples e meus coefs foram 13.1506173 e 0.3851852, porém quando pedi um abline, seja com a função coef direto, ou colocando os valores em a= e b=, a linha passava acima dos valores do intercepto, passava próxima a 16 e não em 13. Qual o erro?

5 – Como faço para controlar os valores dos eixos? Se quero de 2 em 2, de 1 em 1, de 4 em 4. Pois os gráficos que o R retorna sempre vêm com valores nos eixos na forma como ele quer.

6 – No mais, acho meio complicado trabalhar com gráficos no R, são várias coisas que queremos mudar e muitas delas temos que ficar descobrindo (grossura da linha, tamanho dos símbolos etc etc). Eu particularmente uso Corel após fazer um gráfico em qualquer programa estatístico. Você, Marcos, faz seus gráficos 100% no R ou usa algum programa para lapidá-lo? Recomenda algo?

É isso. Obrigado!

Juliano Moraes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais Empty Re: Dúvidas gerais

Mensagem por Prof. Marcos Sáb Nov 19, 2016 7:04 pm

Oi, Juliano, e olá todos!

Bom, acabou que as dúvidas do Juliano foram respondidas no webnário de 17-11-2016, então basta acessar o vídeo no portal para acompanhar. Mas resumindo aqui as respostas:

1 - Na verdade as respostas estão corretas. Quando o R divide os dados ao meio, na mediana, e na sequência ele precisa encontrar a nova metade (o quartil), os valores vão se "quebrando" a cada passo. Começamos com 1 a 100, com a mediana em 50.5. Então para calcular o primeiro quartil ele parte de 1 a 50.5, e encontra o quartil em 25.75, e assim por diante. Wink

Mas a dúvida é importante, até eu tive um nó na cabeça tentando entender ao vivo, e levei um tempinho, hehehe

2 - Como mostrei no webnário, basta usar a função legend() separadamente, considerando a posição em x e y. Começa com legend(x, y, "legenda"). Teremos mais exemplos no módulo 4, nas aulas de qui-quadrado e em algumas outras ocasiões.

3 - Podemos tanto deixar sem underline nos dados brutos, e usar o argumento sep="\t" no read.table(), quanto usar a função gsub() para alterar dentro do R. O exemplo tá lá no webnário. Wink

4 - Aqui é simples: basta ficarmos atentos para a escala do eixo x no gráfico, pois ele nem sempre começa do zero. A linha da regressão está correta, e para enxergar o intercepto de verdade basta usar o argumento xlim=c(valor mínimo, valor máximo), colocando 0 como valor mínimo e o número adequado como valor máximo.

5 - Confiram o uso do argumento lab no webnário. Pra testar, use o argumento lab=(x, y, 7); coloque o número de marcas desejadas no lugar de x e de y.

6 - Aqui a discussão se alonga, melhor assistir também. Eu tento fazer sim tudo no R. Recomendo muito muito o uso do ggplot2 (façam o que eu digo, não façam o que eu faço, hehe). O help da função par() é bem útil, e a galeria de gráficos no R é mágica:

http://www.r-graph-gallery.com/

Abraços! Very Happy
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos