Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como fazer um gráfico com dois eixos Y

3 participantes

Ir para baixo

Como fazer um gráfico com dois eixos Y Empty Como fazer um gráfico com dois eixos Y

Mensagem por Dandara Qui Mar 29, 2018 8:44 pm

Olá, tudo bem!
Minha pergunta é o seguinte: Como eu posso fazer um gráfico com dois eixos Y? Por exemplo, como eu faço um gráfico no qual o eixo Y a minha esquerda indica o número de espécies (representado por barras) e o eixo Y a minha direita indica valores de precipitação (representado por círculos ligados entre si por linhas)? O eixo X indica meses de amostragem.

Agradeço pela atenção.

Dandara Mariz

Dandara

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um gráfico com dois eixos Y Empty Re: Como fazer um gráfico com dois eixos Y

Mensagem por Prof. Marcos Sex Mar 30, 2018 9:35 am

Olá, Dandara!

Como prometido, segue um exemplo (ele é autoexecutável, basta copiar e colar no R):

Código:
plot(1:10, ylab = "Eixo Y Esquerdo")
par(new = TRUE)
plot(100:1, type = "l", axes = FALSE, xlab = "", ylab = "")
axis(4, at = seq(0, 100, 10), labels = seq(0, 100, 10))
mtext("Eixo Y Direito", side = 4, line = 2)

O que acontece aqui é o seguinte:
- usamos o comando par para que o R adicione o próximo gráfico dentro da mesta janela.
- usamos axes=F no comando do segundo gráfico, para ele não adicionar novos eixos.
- usamos o comando axis para adicionar o eixo y da direita
- usamos o comando mtext para adicionar o nome do novo eixo.

Se quiser uma versão com visual ligeiramente melhor, você pode controlar o tamanho das margens com o par, assim:

Código:
par(mar = c(5, 4, 2, 4) + 0.1)
plot(1:10, ylab = "Eixo Y Esquerdo")
par(new = TRUE, mar = c(5, 4, 2, 4) + 0.1)
plot(100:1, type = "l", axes = FALSE, xlab = "", ylab = "")
axis(4, at = seq(0, 100, 10), labels = seq(0, 100, 10))
mtext("Eixo Y Direito", side = 4, line = 2)

Usar o argumento mar dentro do par é legal, pois os nomes ficam menos espremidos.

Se quiser, podemos seguir depois e construir um exemplo específico para o que você quer, ok?

Abraços!
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um gráfico com dois eixos Y Empty Re: Como fazer um gráfico com dois eixos Y

Mensagem por Dandara Seg Abr 09, 2018 5:43 pm

Boa noite professor Marcos Vital

Primeiramente peço desculpas pela demora da resposta da sua mensagem. Fico muito agradecido pela valiosa ajuda.

Obrigado por tudo e parabéns pelo excelente curso.

Abraços,

Dandara Mariz

Dandara

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um gráfico com dois eixos Y Empty Re: Como fazer um gráfico com dois eixos Y

Mensagem por Valeria Andrade Dom Jun 24, 2018 7:43 am

Bom dia Dandara,
Tudo bem?
Espero que sim!
Gostaria de te pedir um favor: eu infelizmente nao estou conseguindo "rodar" o script para fazer um grafico com 2 eixos Y. O resultado do script copiado daqui do forum gera um grafico de 3 eixos mas de linha e bolhas. Pelo o q eu entendi do seu post voce queria uma grafico de barras, nao e?

Entao, se voce consegui gerar um tipo grafico com 3 eixos de barras ou algo parecido, sera que voce poderia compartilhar?

Ah se alguem consegui plotar esse grafico e poder compartilhar o script, eu agradeco imensamente tb! ; )

Obrigada,

Valeria

Valeria Andrade

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um gráfico com dois eixos Y Empty Re: Como fazer um gráfico com dois eixos Y

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos