Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp

2 participantes

Ir para baixo

Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp Empty Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp

Mensagem por Silver Jonas Sex Ago 14, 2020 12:06 pm

Tenho produtividade de mel mL/caixa e 80 espécies de plantas, como achar correlações? Pois existem muitos zeros, só duas espécies tem distribuição normal e homogênea.

Teria uma sugestão de análise para tentar encontrar qual conjunto de espécies explica a produtividade de mel (medida contínua, normalizada com log10)?

Eu já apliquei outras análises tais como RDA, NMDSfit, Perfil de diversidade, estudei o efeito da distância, e na modelagem multivariável poderia estar uma resposta, mas o método tradicional não funciona.

Desde já agradeço alguma dica.

Silver Jonas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp Empty Re: Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp

Mensagem por Prof. Marcos Sex Fev 05, 2021 7:40 am

Olá, Silver, tudo bem? Resgatando aqui a sua pergunta.

Primeiro, seria legal entender um pouquinho mais os seus dados. Se eu entendi, você teria:
- as caixas como unidades amostrais ou talvez um conjunto de caixas em um local como unidades amostrais;
- uma variável com produtividade de mel, que funcionaria como sua variável resposta;
- a presença/ausência ou mesmo a quantidade (densidade, abundância, biomassa ou algo assim) das espécies de plantas presentes nas unidades amostrais.

É por aí? Tente descrever estes três pontos, e seguiremos a partir daí. Eu com certeza começaria usando abordagens como você já tentou, mas vamos nos falando, e de repente algo novo pode surgir.

Abraços
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp Empty Re: Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp

Mensagem por Silver Jonas Sex Fev 05, 2021 2:34 pm

Olá Prof.
Agradeço resposta. Fiz uso do pacote vegan e da RDA com a função "ordistep”  (BORCARD; GILLET; LEGENDRE, 2011) para seleção automática de variáveis com 499 permutações da matriz de espécies, e assim selecionei um número variável de tipos polínicos (espécies de plantas), depois de 10 rodadas eu observei as que mais se repetiam e "escolhi" um número aproximado de 1/3 do número de sites (meliponários), que dava 12 plantas (~1/3 de 34) para equilibrar a matriz de dados (seria essa a melhor justificativa?). Com essa seleção montei esse modelo e repeti a operação e a cada vez fazia uma anova para mensurar os tipos significativos. Ao final eliminaria as colineares, que não tinham, então ficaram 7 tipos polínicos. Depois montamos um modelo aditivo final que reduziu a três plantas apenas. Estou interpretando ainda esse resultado. Tem uma equipe aqui que trabalha com minhocas na Amazônia que conhecem esse caminho e me convenceram de ir por aí, são eles os Drs Guillaume Rousseau, Luís Hernandez.

Silver Jonas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp Empty Re: Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp

Mensagem por Silver Jonas Sex Fev 05, 2021 2:37 pm

Eu também transformei os dados da contagem dos tipos polínicos com Hellinger.
Nesse caso a RDA foi usada como uma regressão linear, já que os fundamentos da RDA são respostas lineares. Abaixo o script principal dessa seleção de variáveis:
sp.rda<-rda(data$yield~.,data=spe.hel)
sp.m<-rda(data$yield~1,data=spe.hel)
step.forward<-ordistep(sp.m,
scope = formula(sp.rda),
direction = "forward",
permutations = how(nperm = 499))
summary(sp.rda)
anova(sp.rda)
(R2ad<-RsquareAdj (sp.rda)$adj.r.squared)

Silver Jonas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp Empty Re: Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp

Mensagem por Silver Jonas Sáb Fev 06, 2021 9:33 am

No entanto, avalio que falta uma etapa, que elimine variáveis que tenham pouco dados ou que a variância seja pequena. Porque a RDA selecionou ao final algumas variáveis que são questionáveis por esse motivo. Parece que a lógica do script elege algumas dessas variáveis (com poucos dados e baixa variância) que estão presente nos extremos da variável resposta, e isso parece pouco robusto para um modelo.

Silver Jonas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp Empty Re: Existe uma multivariável para explicar produtividade com 80 sp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos