Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressuposto de normalidade para correlação

2 participantes

Ir para baixo

Pressuposto de normalidade para correlação Empty Pressuposto de normalidade para correlação

Mensagem por vanessavk Dom Ago 11, 2019 5:28 pm

Olá prof. Marcos,
Uma dúvida rápida só para confirmar se estou entendendo as aulas...
Caso meu interesse seja fazer uma correlação, e eu tenha apenas que definir se será de Pearson ou de Sperman, eu devo testar os pressupostos de normalidade e homocedasticidade dos resíduos da mesma forma que fizemos para a regressão linear?
Obrigada Smile

vanessavk

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pressuposto de normalidade para correlação Empty Re: Pressuposto de normalidade para correlação

Mensagem por Prof. Marcos Seg Ago 12, 2019 7:10 pm

Oi, Vanessa!

Então, não precisa testar os mesmos pressupostos, pois eles não se aplicam às medidas de correlação. No caso de de Pearson, porém, é bom ter em mente que ela pode ser fortemente afetada por outliers ou dados muito assimétricos - afinal, ela tenta encontrar uma relação linear entre as duas variáveis, e estas distorções podem dificultar a compreensão de uma relação. Quando algo assim acontecer, você pode utilizar a correlação de spearman, que irá rankear os dados - funcionando, então, como uma correlação "não paramétrica".

Abraços
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pressuposto de normalidade para correlação Empty Re: Pressuposto de normalidade para correlação

Mensagem por vanessavk Seg Ago 12, 2019 8:13 pm

Obrigada Smile

vanessavk

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pressuposto de normalidade para correlação Empty Re: Pressuposto de normalidade para correlação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos