Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudando a ordem das categorias no eixo x num grafico lineplot.ci

2 participantes

Ir para baixo

Mudando a ordem das categorias no eixo x num grafico lineplot.ci Empty Mudando a ordem das categorias no eixo x num grafico lineplot.ci

Mensagem por pebarbosa Seg Jun 22, 2020 5:12 pm

Olá pessoal,
estou fazendo um gráfico para "ver" os dados após rodar uma ANOVA fatorial. Fiz o passo a passo certinho. Eu gostaria de incluir um dos gráficos que fazemos para ver os dados usando a função lineplot.ci. As categoria no eixo x estão aparecendo em ordem alfabética (padrão), mas eu gostaria de mudá-las para fazer mais sentido ecológico. Eu consegui achar na net, uma maneira de ir fazendo o gráfico em partes, o que me deixou mudar o nome das categorias do eixo x, mas N1ào consegui mudar a ordem. Alguém tem alguma dica. A função padrão que fiz baseado nas aulas do prof. Marcos foi:

lineplot.CI(ow.co2$Hidrological_Period, ow.co2$CO2_w_uM, ow.co2$Ano, las=1, xlab="Campanha", ylab="CO2_um") # These one seems better to look at the data

As mudanças que fiz foram usando o comando abaixo:

lineplot.CI(ow.co2$Hidrological_Period, ow.co2$CO2_w_uM, group = ow.co2$Ano, xlab = NA, xaxt="n",
x.leg=3, ylab=CO["2"]~(mu*"M"))
labels <- c("Falling Water", "High Water", "Low Water", "Rising Water") # Inserting more complete x labels
axis(side=1,at=c(1,2,3,4),labels=labels)

Eu tenho quase certeza que o prof. Marcos ensinou em uma das aulas, mas não me recordo se foi para a função lineplot.ci.

Agradeço desde ja.

pebarbosa

Mensagens : 13
Data de inscrição : 08/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a ordem das categorias no eixo x num grafico lineplot.ci Empty Re: Mudando a ordem das categorias no eixo x num grafico lineplot.ci

Mensagem por Prof. Marcos Seg Jun 22, 2020 8:31 pm

Respondi no webnário do dia 22-06-2020, e aqui está o exemplo:

Código:
data(iris)
summary(iris)

#Veja a ordem original:
boxplot(iris$Sepal.Length ~ iris$Species)
levels(iris$Species)


##############
#Função relevel permite que você mude a posição de um nível

#Colocando versicolor primeiro:
iris$Species<-relevel(iris$Species, ref="versicolor")

#Veja a nova ordem:
boxplot(iris$Sepal.Length ~ iris$Species)
levels(iris$Species)

##################

#Usando factor, podemos escrever os níveis na ordem que queremos:

iris$Species<-factor(iris$Species, levels=c("virginica", "versicolor", "setosa"))

#Veja a nova ordem:
boxplot(iris$Sepal.Length ~ iris$Species)
levels(iris$Species)

Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos