Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS?

3 participantes

Ir para baixo

Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS? Empty Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS?

Mensagem por Carlos Delano C. Olvieira Ter Jun 16, 2020 3:33 pm

Boa tarde.

Na minha pesquisa eu levantei dados em uma floresta em três anos diferentes. Nessa floresta, tenho 3 tratamentos diferentes e 5 parcelas para cada um deles.

Estou fazendo uma NMDS e gostaria de usar um único ponto para representar cada tratamento em cada ano. Qual a melhor maneira de fazer isso?
- usando a média dos scores das 5 parcelas para cada tratamento em cada ano?
- usando a soma das abundâncias das espécies nas 5 parcelas para calcular um único score para cada tratamento em cada ano?

Carlos Delano C. Olvieira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS? Empty Re: Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS?

Mensagem por Valeria Andrade Ter Jun 16, 2020 7:35 pm

vc

Valeria Andrade

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS? Empty Re: Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS?

Mensagem por Prof. Marcos Qua Jun 17, 2020 5:25 pm

Oi, Carlos!

Bom, uma primeira pergunta é: será que é realmente interessante unir os dados? Claro que mais pontos podem te dar mais trabalho para interpretar, mas como NMDS é uma análise exploratória, eu diria que pode valer à pena começar com os dados brutos mesmo. Eles podem mostrar algum padrão interessante que você pode perder ao olhar apenas os dados agregados.

Agora, considerando a agregação, os dois métodos são válidos, e acho que você deve tentar escolher o que faz mais sentido para você pensando na natureza dos dados e o desenho amostral. Pessoalmente, eu estaria mais inclinado a usar as somas, pensando que ela representa melhor o cenário de cada tratamento (pensando nas parcelas como "partes" do seu universo amostral).
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS? Empty Re: Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS?

Mensagem por Carlos Delano C. Olvieira Qua Jun 17, 2020 6:40 pm

Oi Marcos.

Concordo com você. Plotar os comportamentos por parcela é melhor.
Eu já fiz o gráfico com o comportamento por parcela, mas meu orientador sugeriu inserir um ponto único para ver como fica. Eu tinha feito um primeiro gráfico considerando a média, mas conforme fui avançando nesse curso, me pareceu que a soma faz mais sentido mesmo.

Vou refazer usando a soma e ver como fica.

Muito obrigado pelo esclarecimento.

O curso é sensacional! Estou avançando muito! Parabéns e obrigado!

Carlos Delano C. Olvieira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS? Empty Re: Qual a melhor maneira de resumir vários pontos em um único ponto na NMDS?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos