Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste estatístico com variável resposta categórica com mais de 2 níveis

2 participantes

Ir para baixo

Teste estatístico com variável resposta categórica com mais de 2 níveis Empty Teste estatístico com variável resposta categórica com mais de 2 níveis

Mensagem por Davi Ramos Sex maio 15, 2020 11:10 am

Bom dia a todos,
meu nome é Davi! Fiz esse questionamento no webnário 2 e conforme solicitado pelo professor Marcos, estou trazendo a questão para o fórum em mais detalhes. Apenas para contextualizar, participei de um experimento em que queríamos avaliar o efeito de condições ambientais (Luz UV) sobre o comportamento de abelhas. Estas condições ambientais foram avaliadas em cinco tratamentos (variável explicativa). Além desta, há outras variáveis explicativas (contínuas e categóricas) foram avaliadas.
A variável resposta (comportamento das abelhas) consiste em um somatório de diferentes comportamentos feitos pela abelha que possuem pesos diferentes e que geram um valor final para cada unidade (tempo) de observação. Portanto, em cada unidade amostral, tínhamos valores finais previstos, e por isso, assumimos esta variável como categórica e mais de dois níveis.

Embora a aplicação de um modelo linear generalizado pareça o mais adequado, vendo as aulas de GLM do professor Frederico, não identifiquei uma situação onde se aplique um modelo com uma variável resposta com mais de dois níveis. No meu caso, eu ainda tenho uma variável, que é ninho, que talvez tenha que ser colocada como randômica, o que implicaria no uso de GLMM.

Diante desta explicação inicial, segue minhas dúvidas:
-Qual o teste estatístico/modelo mais adequado para eu avaliar com este conjunto de dados?
-Há alguma indicação de leitura de referência sobre isto?

Abraços,

Davi Ramos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Teste estatístico com variável resposta categórica com mais de 2 níveis Empty Re: Teste estatístico com variável resposta categórica com mais de 2 níveis

Mensagem por Prof. Marcos Qua maio 27, 2020 7:35 am

Oi, Davi!

Uma questão a se considerar é se a variável resposta de fato deve permanecer como categórica, já que pelo o que eu pude entender, ela é numérica. Caso o somatório resulte em algo que faça sentido quantitativo (ou seja, valores maiores podem ser comparados com menores, e proporções fazem sentido - algo como, o dobro de um valor realmente significa uma "coisa" duas vezes maior), pode ser interessante considerar esta possibilidade. Mas vou pressupor que isto é algo que já está resolvido, e considerar a resposta como categórica mesmo, ok?

Acho que o melhor caminho é seguir por algo como uma regressão logística multinomial. Aqui pode ser um bom começo, com um exemplo no R (veja a primeira resposta):
https://stats.stackexchange.com/questions/175782/how-to-perform-a-logistic-regression-for-more-than-2-response-classes-in-r

Em relação à literatura, eu indicaria os livros do Alain Zuur e colaboradores. Há uma lista dos livros deles aqui:
https://www.highstat.com/

Os livros trazem aplicação dos métodos para o R, e são bem didáticos.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos