Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores

2 participantes

Ir para baixo

Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores  Empty Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores

Mensagem por wendellmedeirosleal Seg Set 02, 2019 1:56 pm

Olá prof Marcos, iniciei o curso retardatariamente pois estive embarcado nos últimos 2 meses e sem comunicação. Agora que tenho os dados em mãos, tenho algumas dúvidas em como fazer tudo isto ao R, pois são séries históricas.

Eu tenho dados de abundância de diferentes espécies de peixes demersais capturados no cruzeiro anual de monitorização dos Açores-Portugal. Minha série de dados é desde 1995 até 2019, onde minha área de estudo é dividida em 4 áreas estatísticas (Área I, II, III e IV), e tenho um delineamento estratificado, 16 estratos de profundidade, com intervalos de 50m, ou seja 0-50, 51-100, 101-150 e assim sucessivamente até os 800m de profundidade.


A minha grande questão é: por se tratar de uma planilha com mais de uma variável e um fator, não consigo avançar a partir dos exemplos da aula. Seja indicando a variável de interesse na coluna ou a função "tapply". Li que talvez neste caso, o correto seria usar a função "aggregate", porém continuo no erro.

Quero explorar estes dados no R, calcular o valor total da abundância de cada uma das espécies, por estrato de profundidade e por ano. Colo em anexo um print da planilha no excel para facilitar a compreensão.

Print: https://servimg.com/view/20109149/2

Desde já agradeço imensamente.

Abraços
wendellmedeirosleal
wendellmedeirosleal

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/05/2019
Idade : 32
Localização : Horta, Azores

Ir para o topo Ir para baixo

Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores  Empty Re: Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores

Mensagem por wendellmedeirosleal Ter Set 03, 2019 9:00 am

Olá, prof Marcos. Consegui solucionar. Very Happy
wendellmedeirosleal
wendellmedeirosleal

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/05/2019
Idade : 32
Localização : Horta, Azores

Ir para o topo Ir para baixo

Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores  Empty Re: Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores

Mensagem por Prof. Marcos Dom Set 08, 2019 3:09 pm

Opa, que bom que deu certo! Smile

Desculpe a demora. Mas, por curiosidade: como resolveu? Acho legal saber, porque este é o tipo de situação onde há várias maneiras diferentes de se resolver no R. Wink
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores  Empty Re: Calcular Total, Média e SD para mais de uma variável e fatores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos