Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função plot.default()

2 participantes

Ir para baixo

Função plot.default() Empty Função plot.default()

Mensagem por vanessavk Seg Jun 10, 2019 10:22 am

Olá prof. Marcos,
Gostei muito desta função que você apresentou na aula de variância.
Mas na minha área de pesquisa trabalhamos com peixes em tanques, onde cada tanque é uma réplica. Em função da falta de espaço é comum os trabalhos usarem apenas 3 tanques por tratamento.

A minha dúvida é...
Supondo que eu tenha 10 peixes por tanque, e 3 tanques por tratamento, eu poderia colocar num gráfico como este plot.default() os 30 pontos para cada tratamento (que seriam os 10 peixes dos 3 tanques) ou o correto seria apresentar apenas os 3 valores considerados como unidades amostrais (que no caso seria a média dos peixes em cada tanque).

Obrigada! Smile

vanessavk

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Função plot.default() Empty Re: Função plot.default()

Mensagem por Prof. Marcos Seg Jun 10, 2019 7:59 pm

Olá, Vanessa, tudo bem?

Então, vamos lá: a resposta rápida é que pode!

Mas a resposta um pouquinho mais longa é mais ou menos a seguinte: você até pode, mas depende do que quer mostrar. Se achar que colocar cada ponto é informativo para se entender bem os resultados, acho perfeitamente válido. Você faria isso tendo em mente que não são as unidades amostrais - ou seja, não são as réplicas reais, e sim sub-réplicas. Mas se conseguir justificar a escolha, não vejo problemas.

No mais, ela não afeta o teste em si, no qual cada tanque continuaria sendo uma unidade amostral.

Qualquer coisa vamos nos falando, ok?

Abraços!
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos