Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANOVA - dificuldades com a função "factor"

2 participantes

Ir para baixo

ANOVA - dificuldades com a função "factor" Empty ANOVA - dificuldades com a função "factor"

Mensagem por Kele Qua Jul 10, 2019 4:51 pm

Olá Marcos e pessoal!

A aula 5.8 de anova, o Marcos mostrou como reordenar os fatores usando a função "relevel". Eu queria que fatores fossem ordenados de outra forma, ou seja, da menor para a maior média, com isso, o ideal seria usar as funções "levels" e "factor". No entanto, quando tentei fazer isso, ele apenas ordenou os nomes dos fatores, e não os valores das médias em si. O que eu estou fazendo de errado? Eu sei fazer isso na raça mesmo (rsrsrs), alterando a sequencia de dados no dataframe, mas quero aprender de uma forma mais legal :-). Abraços e obrigada!

# para mais de um nível, use a função "factor". Mas tentei e ñ deu... :-(
levels(dados$Predador)

dados$Predador<-factor(dados$Predador, labels=c("Nenhum", "Peixe", "Libelula"))

lineplot.CI(dados$Predador, dados$Densidade, type = "p", las=1, xlab="Predador", ylab="Densidade de girinos")

Kele

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ANOVA - dificuldades com a função "factor" Empty Re: ANOVA - dificuldades com a função "factor"

Mensagem por Prof. Marcos Sex Jul 19, 2019 2:02 pm

Oi, Kele, tudo bem?

Então, é apenas um errinho pequeno. No seu exemplo, você usa o argumento "labels" quando deveria usar "levels". Labels realmente muda apenas os nomes em si, mas levels vai mudar a ordem.

O correto, então, é assim:

dados$Predador<-factor(dados$Predador, levels=c("Nenhum", "Peixe", "Libelula"))

Faça de novo e confira, ok?

Abraços
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos