Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resultado do GLM

2 participantes

Ir para baixo

Resultado do GLM Empty Resultado do GLM

Mensagem por mariothome Seg maio 25, 2020 8:32 pm

Olá, alguém poderia me indicar como é a melhor forma de apresentar as informações de GLM, sem ter que recorrer a toda tabela summary ou anova?

mariothome

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resultado do GLM Empty Re: Resultado do GLM

Mensagem por Prof. Marcos Ter maio 26, 2020 8:54 am

Então, isso varia um bocado, e acho que os principais fatores a se considerar são:
- o essencial para todos os testes;
- as características do modelo;
- o veículo onde isso será apresentado.

Então vamos ver parte a parte.

O essencial:

Sempre apresente o valor de p e o valor relevante da estatística do teste utilizado (t, F, qui, o que for). Usualmente se o p for muito pequeno, você pode apresentar como p<0,001 - mas em outras situações sempre apresente o valor de p, nunca abrevie com p>0,05 ou algo assim.

O modelo:

Sempre apresente elementos relevantes para interpretação. Coeficientes gerais (como de correlação ou de determinação) e coeficientes de variáveis (como o valor de a na regressão linear simples). Uma regra mais ou menos simples é pensar: se eu uso aquele valor para interpretar o resultado, então eu devo apresentá-lo.

Mas no caso de modelos com muitos termos, como pode acontecer com os GLMs, pode ser que usar uma tabela seja inevitável. Pessoalmente, eu acho que se você tem três ou mais termos (variáveis e interações), fica muito ruim descrever tudo no texto, e uma tabela ajuda muito.

O veículo:

Se for uma revista, confira os guidelines, pois algumas são bem claras sobre como apresentar resultados estatísticos, e neste caso você segue o que eles indicam. Quando não há guidelines, uma dica é olhar artigos publicadospara ver se há um padrão na revista, e usá-los em conjunto com as indicações anteriores.

Um guia
Como um guia geral, se você não estiver seguindo um padrão de uma revista, veja este, acho bem útil:
https://besjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/2041-210X.12577

É especialmente voltado para os modelos mais complexos, com vários termos.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos