Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento)

4 participantes

Ir para baixo

Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento) Empty Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento)

Mensagem por Davi Ramos Sex maio 15, 2020 12:37 pm

Olá a todos,
no ultimo webnário (2) também coloquei uma questão relacionada a delineamento que creio que pode ser melhor esclarecida aqui. Para ficar mais claro, vou contextualizar minha situação. Eu trabalho com polinização por abelhas em estufas. Em um experimento, coloquei caixas de abelhas em uma estufa fechada com número conhecido de plantas. Como a estufa é muito grande e tem muitas plantas (com número grande de flores por indivíduo), eu tive que fazer uma estimativa de quantidade de flores para, posteriormente, calcular o número de visitas por flor. Para fazer esta estimativa, eu selecionei 10 plantas com critérios pré-estabelecidos e quantifiquei quantas flores haviam em cada uma. Por fim, calculei a média de flores com base nos dez indivíduos e multipliquei pelo número de plantas presentes na estufa para estimar um número total de flores na estufa.

Contudo, após fazer esta estimativa e coletar os dados, fui questionado que o número de indivíduos coletados (minha amostra de 10 indivíduos) talvez tenha sido pouco representativo e tenha gerado um valor de número de flores muito distante do real. Diante disto, gostaria de colocar as seguintes questões:

- Nesta situação, consigo calcular qual o número mínimo de unidades (plantas) que eu teria que amostrar para ter uma aproximação mais real do número de flores?
- No webnário, o professor Marcos colocou uma questão sobre a análise do poder do teste? poderia falar um pouco mais sobre esta análise?
- No meu caso que já fiz o experimento, consigo corrigir esta estimativa caso descubra que ela está, de fato, muito distante do ideal?

Abraços,

Davi Ramos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento) Empty Re: Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento)

Mensagem por Valeria Andrade Ter maio 19, 2020 3:56 pm

ca

Valeria Andrade

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento) Empty Re: Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento)

Mensagem por Prof. Marcos Ter maio 26, 2020 4:07 pm

Oi, Davi!

Sobre poder do teste, há um tópico onde isso foi discutido, que já tem informações bem interessantes, vocês pode conferir aqui:
https://programa-r.forumeiros.com/t347-tamanho-da-amostra
Mas isto está mais relacionado ao uso de testes estatísticos, o que não é o caso da sua estimativa.

No seu caso, eu acho que um bom ponto de partida para saber se a amostra de 10 indivíduos é ou não representativa, seria observar o desvio padrão da média do número de flores, além das medidas de posição (mediana, quartis e percentis). Por fim, o intervalo de confiança de 95% também pode ser uma boa.
É algo um pouco subjetivo, mas se você mostrar que a variação entre as plantas não é grande, isto é um bom argumento a favor de usar a média como estimativa. Por outro lado, se a variação for grande, isso seria uma indicação de que sua estimativa não é boa, pois você poderia encontrar números de flores muito diferentes a cada nova amostra que coletar.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento) Empty Re: Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento)

Mensagem por Alan_blefor Qui maio 28, 2020 11:15 pm

Se te ajudar também tem o pacote webpower no R

Aqui você pode encontrar o PDF completo para fazer as estimativas
https://webpower.psychstat.org/wiki/
Alan_blefor
Alan_blefor

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento) Empty Re: Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento)

Mensagem por Davi Ramos Sex Jun 12, 2020 11:57 am

Obrigado Prof. Marcos!
conforme você sugeriu, eu observei a média e desvio padrão dos dados de número de flores para as variedades de tomate que estudei e de fato, para uma das variedades, o desvio é bem alto.

Da mesma forma, os quartis e percentis também variam muito nesta variedade. Só não consegui visualizar o intervalo de confiança (não achei a aula que calcula, vou ver pela internet depois).

Isto mostra que minha estimativa para esta variedade não está boa! Das próximas vezes, vou tentar aumentar o n° de amostras.



Davi Ramos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento) Empty Re: Cálculo de estimativa da de número de amostras (delineamento)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos