Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Homogeneização Biótica

3 participantes

Ir para baixo

Homogeneização Biótica Empty Homogeneização Biótica

Mensagem por gabriel_marins Ter maio 12, 2020 4:13 pm

Comecei um projeto com homogeneização biotica, ainda estou na fase de pesquisa, mas já ví que grande parte dos estudos não exploram muito a faceta quantitativa da área e sim a taxonomica. Um dos objetivos do trabalho é fazer uma meta análise de dados globais de um táxon. O primeiro problema são as diferentes metodologias e amostragens dos estudos espalhados pelo mundo. Como posso fazer para superar essa diferença metodológica e ter sucesso numa anãlise global fidedigna? Que análises quantitativas seriam recomendadas?

gabriel_marins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Homogeneização Biótica Empty Re: Homogeneização Biótica

Mensagem por Valeria Andrade Ter maio 12, 2020 5:31 pm

ca

Valeria Andrade

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Homogeneização Biótica Empty Re: Homogeneização Biótica

Mensagem por Prof. Marcos Seg Jun 08, 2020 9:44 am

Oi, Gabriel! Desculpe a demora em responder.

Pensando de uma forma ampla, acho que para se estudar homogeneização biótica pode ser bem interessante passar pelas ideias e métodos ligados ao conceito de diversidade beta. Veja o pacote betapart neste artugo, por exemplo:
https://besjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.2041-210X.2012.00224.x

Agora, seguindo o problema potencial que você vê, de trabalhar com dados coletados com diferentes métodos, talvez um caminho a se seguir seja o das curvas de acúmulo e estimativas de diversidade biológica. Um dos caminhos potenciais a se seguir é pensar em curvas de acúmulo que são construídas não com base num esforço amostral, e sim com base no total de indivíduos capturados. Isto não resolve o problema potencial relacionado a como diferentes métodos capturam diferentes espécies com níveis de sucesso distintos - mas pelo menos permite abordar diferenças de esforço em diferentes coletas. Acho que pode ser um bom começo. Nós vamos tratar das curvas e estimativas no nosso módulo sobre biodiversidade, mas podemos avançar mais por aqui se necessário.

Já pensando em um caminho totalmente diferente, também pode ser interessante pensar um pouco a respeito dos modelos de distribuição de abundância. Uma saída interessante seria pensar como estes modelos distintos representam diferentes mecanismos ecológicos por tŕás, e como isto pode estar relacionado aos processos de homogeneização. Como um referencial teórico inicial, acho que o "Medindo a Diversidade Biológica" da Magurran é um com começo.
Para o R, acho que o pacote sads pode ser um bom começo: https://cran.r-project.org/web/packages/sads/index.html
Ele tem um vignnete, acho que é a melhor maneira de se conhecer o pacote caso você ainda não tenha trabalhado com ele.

Vamos nos falando!

Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

gabriel_marins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Homogeneização Biótica Empty Re: Homogeneização Biótica

Mensagem por gabriel_marins Sex Jul 31, 2020 6:23 pm

Olá Marcos, ótimas ideias. Quando cheguei no modulo da multivariada pensei em fazer análise de distância ou similaridade. Vc acha possivel nesse caso?

gabriel_marins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Homogeneização Biótica Empty Re: Homogeneização Biótica

Mensagem por gabriel_marins Sex Jul 31, 2020 6:27 pm

No caso, a hipótese seria que as cidades são similares entre sí (possuindo mais espécies winner e generalistas) e seus arredores são diferentes (contendo maior numero de espécies endêmicas)

gabriel_marins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Homogeneização Biótica Empty Re: Homogeneização Biótica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos