Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TRABALHANDO COM O R NO MAC

3 participantes

Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty TRABALHANDO COM O R NO MAC

Mensagem por Gilmara Junqueira Machado Qua Abr 29, 2020 9:09 am

Criei esse fórum, pois não consegui achar nenhum tópico aqui que tire dúvidas sobre trabalhar no R utilizando o MAC.

As vezes, surge algumas dúvidas, principalmente quanto a preparação de arquivos para enviar para o R e vice versa.

Então, vou postar algumas dúvidas aqui!



Gilmara Junqueira Machado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty Primeiras dúvidas

Mensagem por Gilmara Junqueira Machado Qua Abr 29, 2020 9:11 am

As primeira dúvidas são sobre a preparação dos arquivos ou tabelas para enviar para o R.

É possível enviar direto do gerenciador de planilhas de MAC (Numbers) para o R?

O bloco de notas do MAC também é diferente, consigo mandar dele para o R, também?

Gilmara Junqueira Machado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty Re: TRABALHANDO COM O R NO MAC

Mensagem por Carolina Lorieri Qui Abr 30, 2020 8:59 am

Gilmara, eu não conheço esse gerenciador de planilhas, mas eu estou usando o excel normalmente, e salvando como "texto delimitado por tabulações.txt."... sucesso garantido

Sobre o bloco de notas ele tem uma carinha diferente, mas o programa R lê normalmente. Lembre-se de salvar como "texto delimitado por tabulações.txt." ... tem outras opções bem parecidas.
Carolina Lorieri
Carolina Lorieri

Mensagens : 35
Data de inscrição : 01/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty Re: TRABALHANDO COM O R NO MAC

Mensagem por Carolina Lorieri Qui Abr 30, 2020 9:03 am

Pessoal estou apanhando aqui com RStudio, quando eu tento salvar meus Scripts com Econding - ISO - 8859 - 01 , como o professor ensina na aula do módulo 2, para manter os acentos e ç ... o programa não salva com esse padrão. Meus caminhos de pasta de arquivo ficam um bagunça... alguém sabe o que preciso configurar no programa para ele deixar meus acentos e ç em paz... ficar arrumando na unha, esta doido demais.
Carolina Lorieri
Carolina Lorieri

Mensagens : 35
Data de inscrição : 01/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty Re: TRABALHANDO COM O R NO MAC

Mensagem por Dimitri Vilhena Barroso Qui Abr 30, 2020 3:55 pm

Olá Carolina, aqui eu salvo como "UTF-8 (system default)" mesmo e abre normal, com acentos e ç.

Acho que só precisa usar o "Encoding - ISO - 8859 - 01" (ou outro tipo de codificação qualquer) quando você abre um script vindo de outra pessoa, que use um sistema diferente do seu. Aí você usa o "reopen with encoding..." e escolhe o tipo.

Não sei se estou certo, mas acho que é mais ou menos isso. Aqui está funcionando bem.


Dimitri Vilhena Barroso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty Re: TRABALHANDO COM O R NO MAC

Mensagem por Dimitri Vilhena Barroso Qui Abr 30, 2020 4:21 pm

Olá Gilmara!

Deve existir uma forma de ler arquivo do numbers no R, talvez instalando algum pacote.

Aqui estou fazendo como o professor Marcos sugeriu, copiando do gerenciador de planilhas (numbers) e colando no editor de texto para salvar como .TXT  (Aula 1.8 - Lendo dados no R: Arquivos em .txt).

Uma diferença que notei aqui é que para salvar como .txt no editor de texto do MAC tem que ir antes em: Formatar -> Converter para texto simples.

Outra opção seria: a partir do numbers usar a opção "Arquivo -> Exportar para -> Excel" ou "Arquivo -> Exportar para -> CSV" e fazer como o professor ensinou na aula 3.9 - Leitura de dados no R: csv e xlsx.

Dimitri Vilhena Barroso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty Re: TRABALHANDO COM O R NO MAC

Mensagem por Carolina Lorieri Qui Abr 30, 2020 7:55 pm

Dimitri Vilhena Barroso escreveu:Olá Carolina, aqui eu salvo como "UTF-8 (system default)" mesmo e abre normal, com acentos e ç.

Acho que só precisa usar o "Encoding - ISO - 8859 - 01"  (ou outro tipo de codificação qualquer) quando você abre um script vindo de outra pessoa, que use um sistema diferente do seu. Aí você usa o "reopen with encoding..." e escolhe o tipo.

Não sei se estou certo, mas acho que é mais ou menos isso. Aqui está funcionando bem.


Ahh, que pena não deu certo... pensei que tivesse concertado em um primeiro momento, mas não deu.

obrigada Smile
Carolina Lorieri
Carolina Lorieri

Mensagens : 35
Data de inscrição : 01/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHANDO COM O R NO MAC Empty Re: TRABALHANDO COM O R NO MAC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos