Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estrutura de tabela

3 participantes

Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Estrutura de tabela

Mensagem por Yasmin Canalli Qui Abr 16, 2020 11:00 pm

Olá a todos!
Estou com uma dúvida quanto à estrutura da minha tabela. Da forma que ela está, me dá muito trabalho tanto para digitar quanto para fazer a análise.
Eu tenho 6 transectos (25 parcelas em cada um) e visito eles todos os meses (ideia inicial em 3 anos).
Tenho variáveis ambientais, espécies, % de cobertura e % de flor.
Ela está assim no momento:

Estrutura de tabela Tabela11


Minha dúvida...é melhor colocar as variáveis abióticas e bióticas na mesma tabela ou criar uma tabela para bióticas e outra para abióticas?

Yasmin Canalli

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Prof. Marcos Seg Abr 20, 2020 2:44 pm

Olá, Yasmin, tudo bem?

O que você considera como principal dificuldade com uma planilha grande? É alguma limitação de tempo ao abrir, carregar os dados? Ou algo relacionado à visualização? Na minha experiência, usar painéis congelados normalmente já resolvem qualquer dificuldade de digitação.

No que diz respeito à trabalhar no R, a escolha de como trabalhar com as variáveis bióticas ou abióticas é sua: você pode separar em duas planilhas ou manter tudo em uma só. Pessoalmente, eu costumo trabalhar sempre com uma só, mas acho que esta escolha é bem mais pessoal do que qualquer outra coisa. Ao trabalhar com planilhas separadas, sempre confira se elas de fato são equivalente: o número de linhas deve ser sempre igual, e as colunas de identificação (data, local, amostra, etc) também.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Yasmin Canalli Seg Abr 20, 2020 8:04 pm

Oi, tudo certo!
Não estou com problemas de trabalhar na planilha (digitar, abrir...). Apenas estou com dificuldade de fazer uma CCA no R sem ter que fazer uma planilha transposta dos dados e depois separar biótica e abiótica. Bom saber que tem soluções no próprio R para isso

Yasmin Canalli

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Bia N. Seg Abr 20, 2020 10:20 pm

Olá!
Aproveito o tópico para tirar uma dúvida que surgiu enquanto assistia ao webnario de hoje. Queria saber se teria como alterar um dado da tabela sem ter que mexer na tabela original (arquivo txt). Por exemplo, se por algum motivo eu tiver que tirar um valor da tabela, ou, no caso, transformá-lo em "NA", qual seria o comando no R para fazer isso?
Obrigada!

Bia N.

Mensagens : 31
Data de inscrição : 31/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Prof. Marcos Qua Abr 22, 2020 8:44 am

Bia N. escreveu:Olá!
Aproveito o tópico para tirar uma dúvida que surgiu enquanto assistia ao webnario de hoje. Queria saber se teria como alterar um dado da tabela sem ter que mexer na tabela original (arquivo txt). Por exemplo, se por algum motivo eu tiver que tirar um valor da tabela, ou, no caso, transformá-lo em "NA", qual seria o comando no R para fazer isso?
Obrigada!

Oi, Bia!

Bom, é bem simples substituir uma informação em um data frame do R. Mas antes de fazer isso, sempre considere se você deve fazer. Isto porque se você alterar um ou mais dados dentro do R, a planilha original continuará sem mudança. Caso a modificação seja uma correção, eu recomendo mudar na planilha original e depois ler novamente no R. Agora, caso seja algo como um teste ou avaliação (na linha do "vamos ver o que acontece se esta informação for removida"), aí sim é bem mais prática realizar a modificação internamente, no objeto.

O procedimento no R é simples, basta você indicar a linha e coluna do dado que quer modificar. Veja o exemplo:

Código:
#Dados de exemplo (escolhi este porque é uma planilha pequena):
data(sleep)

#Vendo os dados:
sleep

#Modificando os dados da unidade amostral 10:
sleep[10, 1]<-NA

#Veja de novo:
sleep

#Veja no summary:
summary(sleep)
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Prof. Marcos Qua Abr 22, 2020 8:46 am

Yasmin Canalli escreveu:Oi, tudo certo!
Não estou com problemas de trabalhar na planilha (digitar, abrir...). Apenas estou com dificuldade de fazer uma CCA no R sem ter que fazer uma planilha transposta dos dados e depois separar biótica e abiótica. Bom saber que tem soluções no próprio R para isso

Certo, Yasmin!

Na media que as dúvidas surgirem, vá trazendo para cá. Nós vamos estudar CCA mais adiante no curso, quando olharmos para as multivariadas e suas aplicações.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Yasmin Canalli Ter Abr 28, 2020 10:47 am

Obrigada! Estou com dificuldade também de sair da estimativa do pacote mice direto para a CCA. Sempre tenho que gerar uma nova tabela e importar ela para o R

Yasmin Canalli

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Prof. Marcos Qua Abr 29, 2020 7:59 am

Oi, Yasmin

Que tipo de problema surge ao tentar pegar os dados do mice e partir para a CCA? Indique a mensagem de erro, se existir uma. Você tentou pegar a saída no formato que eu indiquei no outro tópico aqui do forum?

Vamos nos falando.
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura de tabela Empty Re: Estrutura de tabela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos