Analise de contraste GLM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Analise de contraste GLM

Mensagem por sibenedet em Sex Jul 08, 2016 10:12 am

Pessoal, enviei esta duvida diretamente ao prof. Frederico mas ele está de férias....

Preciso saber qual critério para escolher um pacote que faz análise de contraste. Utilizei o pacote RT4Bio, mas acabei testando outros pacotes pois queria ver os p-valores das diferenças entre as comparações, e me deparei com isso: alguns pacotes diferem de outros nos resultados do contraste.... E isso muda completamente o rumo da discussão de meus resultados pois estou testando efeito filogenético.

Estou usando GLMs para testar o efeito de algumas variáveis sobre parâmetros populacionais de 55 espécies de árvores de dossel na amazonia submetidas a processo de fragmentação florestal.

Minhas variáveis explicativas são tamanho de fragmento (categórica), família (categórica), gênero (categórica) e densidade inicial (contínua). As respostas são número total de recrutas, mortos, tx recrutamento, tx mortalidade e turnover. Testo um modelo para cada parâmetro populacional.

Bem, houve efeito da família (para recrutas e mortos) e do gênero (para taxa de recrutamento).
Mas como mencionei acima, o agrupamento da analise de contraste variou um pouco. Testei usando multcomp, lsmeans e RT4Bio.

Existem pressupostos para utilizar cada um destes pacotes? Critérios??

Agradeço muito se alguem puder dar uma luz.

sibenedet

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: