Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentações - diga oi aqui! :D

+100
Bianca Rangel
varela
cidedson
arturo.arispe.t@gmail.com
Fábio Andrew Gomes Cunha
carolina leite
Osório do Nascimento Neto
biancareis01
Thaliane
Cleyton Tenório
robertamfs
Neide
Patricia Ferreti Teodoro
vivi.eilers
laurabslaviero
Fernando Pacheco
wesleyrangeu
Leandro[R]
Joice Farias
Marcelo H Carvalho
Edwin Hernández Pérez
Rafael da Costa Almeida
Karine Mansur
Vanessa Escolano Maso
Hernani Ramos
Gustavo Gatti
Valeria Andrade
Angélica G. Possenti
Paulo Sérgio Amorim
jonathanvinagre
Híngara Leão
diogojanuario
Mauricio Andrade
lipegui
Rômulo Ribon
Rodrigo Fadini
Carolina
Lucas Rodrigo Rezende
Leonardo
Drika
Matheus Gonçalves Reis
kchavezcongrains
Larissa Cunha
Eduardo Minsky
Manuel
Leonardo P. A. Resende
Luciana
Deivison Souza
souzaalves
hcarvalho
GildaV
Marcello Guerreiro
Marilia Machado
Heide Vanessa
Elisa Queiroz
Gustavo.Agudelo
victorialacerda
rzucaratto
Mônica Cupertino
Juliano Moraes
BrunaKlassa
Claudia
Daniel Viol
claudineia
Raquel Jacob Diehl
Agda
Julio cw
tatiania
Maíra Godoy
elisperrone
Leandro de Macedo S. Reis
Ricardo Meireles
Clarêncio Baracho
Daniel Papa
Vinicius
Thomas Yoshinaga
Patricia Rosas Ribeiro
daisyzamb
Maurício Lamano Ferreira
Beatriz Corrêa
Arthur Filipe da Silva
Maria Doris
Tatiane Calaça
Mariana Lessa
Samuel Ribeiro
ecomunick
melissa.arias
Jcoelho
Nelson Rodrigues
lmattiello
Aline Queiroz
Renata Cardoso Vieira
Elizardo Lisboa
Rafael Tubino
Giovanna Barreto
Felipe Fonseca
Lucas Rodrigues
Lidimara
Maryta
lucianossoares
104 participantes

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por daisyzamb Qua Jan 13, 2016 9:36 pm

Olá a todos!!!

Eu sou a Daisy. Sou formada em Engenharia Florestal/UFSM e sou mestranda em Agroecossistemas na UFSC, onde desenvolvo pesquisa em sucessão e manejo florestal.
Ao longo de minha vida profissional, desenvolvi pesquisa com conservação e diversidade genética de Euterpe edulis no RS e cursei um outro mestrado em Biodiversidade e Conservação/UFMA onde trabalhei com fragmentação florestal.
Sempre utilizei outros programas estatístico e programas de análise de dados florestais, quero aproveitar o R para realizar estas análises nele, sem precisa de outros programas. Já fiz uma disciplina condensada de Estatística no R, mas quero aprofundar meus conhecimentos sobre o programa.

Um ótimo curso a todos Very Happy  e até mais!

daisyzamb

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Patricia Rosas Ribeiro Seg Jan 18, 2016 1:43 pm

Oi Pessoal,
Meu nome é Patrícia, estou começando o curso um pouquinho atrasada, mas até agora tenho conseguido acompanhar sem grandes problemas.
Sou bióloga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, fiz o mestrado em ecologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia (INPA) e atualmente estou no ultimo ano do doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trabalho com mamíferos de médio e grande porte, atualmente mais  focada para os mustelídeos semiaquáticos (ariranha e lontra), e estou desenvolvendo o meu projeto de doutorado sobre a distribuição geográfica e aspectos ecológicos da lontra no NE brasileiro.
Já utilizei o R em algumas disciplinas, mas só executando scripts já prontos, sem entender muito o seu funcionamento. Meu objetivo para este curso e aprender realmente a usar o R, entender a sua linguagem, a ponto de me tornar independente. Vou trabalhar com modelagem de nicho e modelos de ocupação ou modelos mistos, então tenho especial interesse nos módulos que irão tratar destes assuntos.
Abraços!

Patricia Rosas Ribeiro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Prof. Marcos Seg Jan 18, 2016 7:16 pm

Oi, pessoal!

Passei para dar boas vindas para os recém chegados aqui no fórum.
Esperam que tenham todos uma ótima experiência com o R e com a bioestatística. Vai ser uma jornada muito bacana! Very Happy

Abraços!
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Apresentação

Mensagem por Thomas Yoshinaga Qua Jan 27, 2016 11:13 am

Bom dia pessoal. Very Happy
Sou Thomás Yoshinaga, biólogo (licenciatura também com orgulho) pela Universidade Estadual de Montes Claros e Mestre em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Trabalhei e ainda trabalho com Etnoecologia e Biologia Reprodutiva das principais espécies de peixes comerciais do médio São Francisco.
Começei o meu curso de R há uns 5 dias apenas, portanto tenho 3 semanas de aulas para serem repostas. Evil or Very Mad
"Simbora" trabalhar então, isso se conseguir fazer meu RStudio funcionar.
Abraço a todos!
Thomás Yoshinaga Twisted Evil

Thomas Yoshinaga

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Vinicius Qui Fev 25, 2016 9:27 pm

Oi pessoal,
Eu sou o Vinicius Rodrigues, biólogo licenciado pela UFMG. Sou apaixonado pela vida, pai de um garotinho chamado Ravi, e alguns anos atrás resolvi que iria dedicar a minha profissão à conservação  I love you

Estou muito feliz por poder conhecê-los um pouco melhor por aqui!

Comecei minha vida acadêmica em pesquisas em ecologia de comunidades de aves aquáticas, e sempre tive interesse na educação. Por algum tempo, mantive minhas atividades de pesquisa, até que a educação me chamou de vez, e fazem 6 anos que me dedico à educação ambiental, capacitação profissional e popularização de CT&I, com foco na conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Tenho especial interesse na aplicação das novas tecnologias e do marketing digital para levar informação e conhecimento sobre conservação ao maior número de pessoas interessadas em realizar transformações positivas visando a um mundo melhor.

Estar envolvido na produção deste Programa é algo que me dá muito entusiasmo. Poder ver e sentir o progresso desta nossa pequena comunidade é algo realmente incrível e que traz muita realização!

Fui um dos fundadores da Bocaina, junto com o Lucas e o Felipe. Desde dezembro de 2015, faço parte da equipe do IPÊ, e estou à disposição de vocês no que for necessário!

Contem comigo Very Happy

Grande abraço e muito sucesso sempre!
Vinicius
Vinicius
Vinicius
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/12/2015
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Daniel Papa Sex Out 28, 2016 3:03 pm

Olá pessoal!
Sou Daniel Papa, formado em eng. florestal pela Universidade de Brasília, com especialização em Manejo de Florestas Nativas pela Universidade de Lavras e atualmente estou cursando mestrado na ESALQ-USP. Trabalho com geotecnologias aplicadas ao manejo florestal na região amazônica. Atuo mais no Estado do Acre, mas viajo por toda a região para conhecer novas técnicas de uso e conservação da maior floresta tropical do mundo!
Estou muito animado com este curso, pois tenho acesso (público) a muitos dados da área de manejo e gostaria de usá-los com mais propriedade, preferencialmente, no R e com interface com programas de SIG, como QGis.
Obrigado a todos os responsáveis pelo curso e vamos em frente!
Abraços.
Daniel Papa
Daniel Papa

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Felipe Fonseca Sex Out 28, 2016 3:50 pm

Legal demais Daniel Papa,
seja bem-vindo ao nosso grupo!

Abraços

Felipe
Felipe Fonseca
Felipe Fonseca
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 22/12/2015
Idade : 42
Localização : Belo Horizonte

http://biologiadaconservacao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Clarêncio Baracho Sex Out 28, 2016 4:22 pm

Olá turma,
sou Clarêncio Baracho, formado em biologia pela Universidade Católica de Salvador e realizei meu mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela UFBA. Trabalho com cetáceos desde a graduação e pretendo prestar o doutorado no meio do ano que vem, utilizando dados de telemetria satelital de grandes baleias. Meu interesse no curso de R visa obter uma independência no uso da ferramenta, além de relembrar e aprender novas ferramentas de análise e modelagem estatística. No meu projeto de doutorado pretendo utilizar uma abordagem bayesiana para estimar o comportamento e migração das baleias com pacotes que já estão disponíveis no R. Aliás, como disse o Vinicius no vídeo de apresentação do curso, o R só não faz café.
Abraços a todos!
Clarêncio Baracho
Clarêncio Baracho

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2016
Localização : Praia do Forte, Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Ricardo Meireles Sex Out 28, 2016 4:29 pm

Olá pessoal,

Sou Ricardo Meireles, formado em C. biológicas pela PUC Minas e atualmente faço mestrado na UFV em Biologia Animal, onde desenvolvo um trabalho de conservação de uma espécie campestre de ave ameaçada do Cerrado (seleção de sitios de nidificação, sucesso reprodutivo e história natural). Pretendo com o curso, ampliar meu conhecimento em estatística e aprender a trabalhar com o R, ferramenta esta que quase nada sei.

Já comecei a assistir alguns vídeos e fiquei espantado com as várias possibilidades que o programa oferece.

Abraço
Ricardo Meireles
Ricardo Meireles

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Leandro de Macedo S. Reis Sex Out 28, 2016 5:01 pm

Olá a todos,

  Meu nome é Leandro Macedo, sou formado em Ciências Biológicas pela UFRJ onde também faço meu doutorado. Eu trabalho com Ecologia e Biologia da Conservação de mamíferos na Mata Atlântica.

Meu objetivo aqui é melhorar minhas habilidades no R, que se mostrou uma ferramenta extremamente útil e versátil. Estou bastante ansioso e animado com as possibilidades que este curso pode abrir.

Obrigado a todos por darem esta oportunidade, pois normalmente temos que nos deslocar para algum lugar, e nem sempre isso é possível.

Um grande abraços a todos daqui!

Leandro.

Leandro de Macedo S. Reis

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por elisperrone Sex Out 28, 2016 8:24 pm

Olá pessoal,

Sou bióloga formada pela Universidade Federal do Amazonas e atualmente estou fazendo doutorando aqui na Universidade Federal do Amapá....
Trabalho com quelônios amazônicos e espero obter mais independência para realizar as análises para tese e publicações. Estou adorando esse mundo do R, já que durante o mestrado usei o SYSTAT, então as coisas ainda são meio novas p mim...
E estou ansiosa pelos tópicos especiais, pois estou começando as análises espaciais da tese...
Um abraço a todos! E vamos que vamos.....

elisperrone

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Maíra Godoy Sex Out 28, 2016 9:28 pm

Olá pessoal! Smile

Meu nome é Maíra Godoy e sou formada em bacharel e licenciatura pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Ao longo da minha graduação, estagiei por um bom tempo na Associação Mata Ciliar, onde aprendi muito sobre conservação in situ e ex situ de médios e grandes mamíferos além de diversas atividades de educação ambiental. Foi neste mesmo lugar que desenvolvi meu TCC com este mesmo grupo na Serra do Japí-SP. Em seguida, fui para UFRuralRJ onde estagiei por uns 5 meses e em seguida iniciei o meu mestrado no Programa de Biologia Animal no Laboratório de Diversidade de Morcegos. E lá eu me encontrei e me encantei por este lindo grupo de mamíferos voadores!! Porém, mesmo sendo um laboratório de ecologia, eu desenvolvi todas as minhas análises em outros programas estatísticos, dos quais muitos eram pagos.

Após concluir meu mestrado (2013) ingressei no mundo da consultoria ambiental no qual participei de diversos trabalhos de inventários e monitoramento de quirópteros no Bioma Amazônico e participei de outros cursos, no qual passei a "conhecer" o Programa R.

Já ouvi e vi uma parte do que é possível desenvolver no R, porém eu não tenho a menor facilidade ou familiaridade com todos os comandos... Shocked

Sendo assim, espero com este curso, assim como os demais alunos inscritos, aprender a desenvolver minhas habilidades neste incrível programa, criar minha autonomia nas análises e aprender outras análises para que eu possa futuramente desenvolver o meu projeto de doutorado com um pouco mais de liberdade em estatística.

Estou bem animada com a oportunidade deste curso e acredito ter sido um bom investimento!

Então, bora lá aprender!

Grande abraço e um ótimo fim de semana à todos!
Maíra Godoy
Maíra Godoy

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/10/2016
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por tatiania Sáb Out 29, 2016 2:25 pm

Olá povo!
Meu nome é Tatiania,
sou bióloga e faço mestrado em ecologia... sinto muita vontade de entender melhor o R e usá-lo para sempre!! kkkk Por isso resolvi fazer o curso e assim aprender e usar já para minhas análises do mestrado.
Abraços pra todos!
tatiania
tatiania

Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Saudações

Mensagem por Julio cw Dom Out 30, 2016 1:55 am

Olá pessoal, meu nome é Julio Cesar Wojciechowski, sou engenheiro florestal formado pela UFSM, onde fiz mestrado também (Geomática), em 2014 completei meu doutorado na área de manejo florestal na UFPR, onde tive contato com o R, desenvolvendo uma análise geoestatística com modelos mistos aninhados. Atualmente sou professor no curso de Engenharia Florestal na Universidade do Estado do Mato Grosso, onde desenvolvo pesquisa na área de geotecnologias aplicadas a mensuração e manejo florestal. Atualmente, uma das disciplinas que ministro chama-se Análise de dados de pesquisa, onde trabalho com os alunos com muitos softwares estatísticos e pacotes comerciais e alguns livres. Quero aprimorar meus conhecimentos no R e tentar migrar meus exemplos em outros pacotes, todos para o R, alem de aperfeiçoar minhas análises em pesquisas e publicações futuras. Abraço a todos.


Última edição por Julio cw em Dom Out 30, 2016 2:10 pm, editado 1 vez(es)
Julio cw
Julio cw

Mensagens : 8
Data de inscrição : 29/10/2016
Idade : 49
Localização : Alta Floresta-MT

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Agda Dom Out 30, 2016 7:50 am

Olá pessoal,
Meu nome é Agda, sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), trabalho na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente faço doutorado em Zoologia pela UNESP. Estudo vespas sociais desde a graduação.
O mínimo de contato que tive com o R foi no doutorado em duas disciplinas, cujos trabalhos práticos eram desenvolvidos com o seu auxílio. Foi estranhamento total num primeiro momento. Num segundo também... rs No terceiro tive muito interesse, mas logo desisti. Como o professor falou, a curva é bastante íngreme e eu mal comecei, sucumbi aos erros de digitação das funções kk
Agora estou levando na mochila a determinação e persistência (que não tive antes) e tenho esperança de que o curso possa ajudar a ter autonomia e diminuir minhas deficiências na estatística também. É uma oportunidade que agarro com todas as forças rs
Um ótimo curso a todos!
Abraço
Agda
Agda

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Raquel Jacob Diehl Dom Out 30, 2016 8:38 pm

Olá pessoal,
Sou a Raquel Diehl, graduanda em Biologia pela Unisinos (RS).
Atualmente trabalho com morfometria e sexagem de pinguins papua e gostaria de aplicar os conhecimentos deste curso já na análise de dados do meu artigo.
Além disso, começo a escrever meu TCC semestre que vem sobre cetáceos a partir da análise de isótopos estáveis, e acredito que o R poderá me ajudar a fazer análises bem interessantes e gerar bons gráficos.
O meu desafio é duplo, pois além de aprender a utilizar o R, preciso estudar sobre análises estatísticas, pois esta parte não é o meu forte.. Very Happy
Um ótimo curso para todos nós!
Abraços
Raquel Jacob Diehl
Raquel Jacob Diehl

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2016
Idade : 37
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por claudineia Seg Out 31, 2016 4:19 pm

Oi pessoal,

Sou a Claudineia, bióloga formada pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Sou mestra em entomologia e hoje estou no ultimo ano do doutorado em Genética. Trabalho com populações de abelhas nativas do estado de São Paulo. Meu projeto atual tem um pouco de tudo (ecologia, genética e genômica de populações...)
Assim o R se tornou fundamental para mim. Minha expectativa com o curso seria preencher uma grande lacuna nos meus conhecimentos (estatística sempre foi algo que nunca tive muito domínio). Alem de me tornar independente no uso do R, não apenas dar crtl+R nos scripts, mas sim entender e conseguir achar os melhores caminhos dentro das minhas necessidades.
Grande abraço
claudineia
claudineia

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Prof. Marcos Seg Out 31, 2016 6:08 pm

Olá, Daniel, Clarêncio, Ricardo, Leandro, Elis, Maíra, Taiania, Júlio, Agda, Raquel e Claudineia! (ufa, espero não ter pulado ninguém, rsrsrs) Smile

Bom demais ter todos vocês por aqui.
E muito legal ver pessoas com tantos perfis diferentes, isso é sempre muito bacana no andamento do curso. Não hesitem em usar o fórum para perguntar coisas e aproximar o conteúdo das aulas das coisas com as quais vocês trabalham, ok? Wink


Daniel, eu nunca tive a chance de trabalhar com Qgis, mas sei que ele e o R tem integração, há um pacote do R que permite isso. Depois confira: https://jannesm.wordpress.com/2016/08/15/rqgis-0-1-0-release/


Clarêncio, que legal que você trabalha com Baleias! Eu estou orientando uma aluna de mestrado que está fazendo a dissertação com dados lá do IBJ. Estamos estudando mudanças nos grupos reprodutivos das Jubartes com dados de avistamento.


Um grande abraço para todos, e nos vemos ao vivo no primeiro webnário!
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Daniel Viol Ter Nov 01, 2016 10:45 am

Olá, pessoal!

Meu nome é Daniel Viol, faço doutorado em Entomologia na UFV e estudo interações entre insetos e microrganismos. Tenho trabalhado com ecologia de aspectos imunes em insetos.

Ao longo da pós-graduação fiz cursos de R e até mesmo uma disciplina sobre bioestatística, mas ainda não alcancei a autonomia em análise de dados. Quanto ao uso do R, sinto-me muito confortável, mas vários detalhes da análise estatística em si me tiram o sono. Vejo aqui uma ótima oportunidade para solidificar estes conhecimentos, especialmente pela boa didática do Prof. Marcos.

Desejo uma boa jornada a todos. Abraços!

Daniel Viol

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Claudia Ter Nov 01, 2016 11:21 am

Olá, sou a Cláudia, bióloga graduada pela PUC Minas, com mestrado em Geoquímica pela UFOP (Degeo) e atualmente cursando o Doutorado Pleno na Vrije Universiteit (Ciências sem Fronteiras) na área de Ecotoxicologia. Meu primeiro contato com o R foi esse ano, através de uma orientanda do mestrado e eu adorei. Mas, entrei pela porta dos fundos, já com o script meio pronto e aprendendo na prática. Minha área de pesquisa não explora muito a estatística, eles gostam bastante de gerar as curvas de dose-resposta, mais eu acho que tem muito mais do que isso na Ecotoxicologia. Já pensando no futuro do meu doutorado e em conversas com o professor Marcos resolvi fazer este curso e estou adorando e super na expectativa de como vai ser o desenvolvimento do mesmo.
Claudia
Claudia

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 48
Localização : Amsterdam

http://www.falw.vu.nl/en/research/ecological-sciences/animal-eco

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Olás!

Mensagem por BrunaKlassa Ter Nov 01, 2016 12:03 pm

Olás!

Meu nome é Bruna, sou bióloga formada pela Unesp, mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela UFABC, e agora faço doutorado em Evolução e Diversidade, pela UFABC também.

Meu grande interesse é biogeografia da conservação, mas por enquanto trabalho mais com biogeografia histórica. Meu grupo de estudo são mosquinhas! O que eu estou fazendo é determinar áreas de endemismo globais para um grupo de dípteros, entender a história evolutiva e biogeográfica deles e calcular a diversidade filogenética. Foi aí que eu me deparei com o R.

Eu preciso entender como funcionam e calcular os diversos índices de diversidade para o meu grupo, e sou dessas pessoas que nunca teve nenhum contato com o R. Estou bastante empolgada com o curso e com a expectativa de conseguir a autonomia que o professor fala.

Desejo a todos um ótimo curso! E se alguém estiver estudando algo semelhante (ou não!), sinta-se à vontade para escrever e trocar ideias!

Abraços
BrunaKlassa
BrunaKlassa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Prof. Marcos Ter Nov 01, 2016 5:34 pm

Sejam bem vindos Daniel, Cláudia e Bruna! Smile

Daniel, que bacana, eu fiz o doutorado aí na Entomologia da UFV também (se bem que me considero bem mais um ecólogo do que um entomólogo).

Cláudia, que bom que você decidiu participar! Vai ser bacana explorar possíveis métodos aplicados à ecotoxicologia.

Bruna, o R tem um bocado de ferramentas legais envolvendo filogeografia. Eu tenho um pé nos métodos filogenéticos comparativos (lidei um pouco com eles no meu doutorado), e acho que você vai encontrar muita coisa bacana para aplicar usando o R.

Abraços, pessoal! Very Happy
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Juliano Moraes Qua Nov 02, 2016 8:05 pm

Olá pessoal,

Meu nome é Juliano, sou biólogo formado pela USP São Paulo, mestre em Ecologia pelo INPA-Manaus, e atualmente faço meu doutorado em Ecologia no IB-USP. Trabalho com ecologia de comunidades vegetais tropicais, com abordagem em Ecologia Histórica. Investigo quais são os legados de populações ameríndias pré-Colombianas na atual vegetação de florestas maduras da Amazônia.

Meu contato com o R veio na graduação, de maneira superficial. No mestrado me aprofundei mais, mas como já usava o SPSS, acabei fazendo todas as minhas análises nesse programa. Agora quero me aprofundar ainda mais no R, pra que consiga me tornar independente em minhas análises.

Abraços a tod@s,

Juliano Moraes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Mônica Cupertino Qua Nov 02, 2016 11:00 pm

Olá a tod@s,

Meu nome é Mônica, sou bióloga, mestre em Botânica (UFV) e doutoranda em Botânica (UnB). Minha grande área de interesse é a fitogeografia. No doutorado vou investigar padrões de distribuição de espécies arbóreas na Amazônia com base em metadados. Para responder as minhas perguntas vou utilizar diversas análises, as quais pretendo realizar no R. Meu principal objetivo no curso é ter autonomia no uso do R.

Um abraço!

Mônica
Mônica Cupertino
Mônica Cupertino

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 35
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Olaaaaaaaaaaaa

Mensagem por rzucaratto Qui Nov 03, 2016 6:10 pm

Oi gente, tudo bem?!

Desculpe a demora em me apresentar!

Sou Rodrigo, bacharel em biologia pela Escola Superior São Francisco de Assis, no Espírito Santo. Terminei o bacharelado e migrei para o Rio de Janeiro, onde fiz mestrado pela UFRuralRJ. Atualmente curso doutorado em Ecologia e Evolução pela UERJ, onde desenvolvo minha pesquisa com espécie exóticas, mais especificamente a palmeira imperial Roystonea oleracea, no Parque Estadual da Ilha Grande. Grande expectativa com esse curso. To tentando ao máximo acompanhar cada módulo em seu tempo certo, mas também to escrevendo minha qualificação, então as coisas não estão tão fáceis. Sempre tive muita vontade de fazer esse curso e finalmente consegui!!!! To curtindo muuuuito as aulas, parabéns ao professor Marcus pela forma como explica o conteúdo!!! Espero de verdade aprender o R dessa vez!!!

Abraços em todos!!!

rzucaratto

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações - diga oi aqui! :D - Página 2 Empty Re: Apresentações - diga oi aqui! :D

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos