Dúvida Módulos III, IV e V

Ir em baixo

Dúvida Módulos III, IV e V

Mensagem por robertamfs em Seg Out 29, 2018 10:00 pm

Boa noite, nos módulos foi apresentada tabela para orientar a escolha de testes de hipótes paramétricos e não paramétricos, com dados uni ou multivariados. Mas não encontrei referência quanto a número de amostras. Por exemplo, preciso comparar 4 amostras de amônia das réplicas do tratamento 1 e 4 amostras de amônia das réplicas do tratamento 2. Nesse caso, tenho apenas 4 amostras de um lado e do outro para comparar se há ou  não diferença significativa. Tem um limite de amostras para cada teste? Por exemplo, o teste t pode ser aplicado para uma amostragem de 4 ou menor que 10. E quando for maior que 10 ou 30 amostras utiliza-se outro teste? Qual? Numa disciplina que fiz dizia que quando forem amostras menores que 10 usa-se um tipo de teste de normalidade e quando for maior deve ser utilizado outro.
Quais melhores testes multivariados quando tenho esse caso de 2 tratamentos, quatro réplicas para cada um e medidas repetidas no tempo durante 9 semanas, em cada tratamento? Alguns professores que entrei em contato aqui no programa acham que fazer medidas repetidas no tempo com ANOVA viola os pressupostos do teste descritos na literatura. E também tem uns que consideram que fazer PCA com mais variáveis do que réplicas viola pressupostos deste teste?
Pode ser falado um pouco a respeito desse assunto. Dar um esclarecimento quanto aos cuidados necessários quando o número de amostras para cada tratamento é 4, menor que 10 ou 30 e quando é maior que 30?
Att
Roberta


robertamfs

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/09/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum