Programa R para Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perguntinha boba, porém básica

2 participantes

Ir para baixo

Perguntinha boba, porém básica Empty Perguntinha boba, porém básica

Mensagem por Prions Dom Abr 08, 2018 12:18 pm

Caro Professor Marcos,
Estou com uma dúvida primária, talvez até ridícula, porém incômoda.
Poderias, por gentileza esclarecer qual seri a diferença entre observação, amostra e tratamento?
Especialmente no contexto de uma meta-análise, ou coisa assim, fazendo o favor!
Estou precisando me apropriar dos termos com muita assertividade, porque por enquanto, estou pisando em ovos.
Desde já, agradeço!
Abs

Prions

Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntinha boba, porém básica Empty Re: Perguntinha boba, porém básica

Mensagem por Prof. Marcos Sáb Abr 14, 2018 4:33 pm

Ah, na verdade é uma boa pergunta, pois esses termos podem se misturar - e de vez em quando são usados mesmo de maneira incorreta!

Vamos começar com amostra. Uma amostra é um conjunto de unidades amostrais - e estas são representadas pela unidade mais básica do seu estudo, na qual você irá medir suas variáveis. Então uma unidade amostral pode se transformar em várias coisas, dependendo do estudo:
- indivíduos nos quais várias medidas morfométricas são tomadas;
- fragmentos de mata onde, em cada um, medimos o número de espécies;
- artigos, numa situação de meta-análise, quando cada um traz um resultado individual para a sua grande pergunta.
E por aí vai.

De vez em quando as pessoas usam a palavra amostra com o mesmo sentido que unidade amostral, o que pode causar confusão. Mas a rigor a amostra é o conjunto de unidades amostrais. De novo em um contexto de meta-análise, você pode então considerar que cada artigo analisado é uma unidade amostral, e o conjunto de artigos é a sua amostra.

Observação é mais complicado, pois pode ser usada em muitos contextos... Mas acho que na maioria das vezes é usado com o mesmo sentido que unidade amostral, representando o objeto individual de estudo. Não sei se na estatística o termos pode ser usado em outro contexto, mas não acho que seja algo comum... Mas comente se você já viu este termo com algum outro sentido, ok?

Já tratamento é um termo usado normalmente quando trabalhamos com variáveis explicativas categóricas (que também podem ser chamadas de fatores), e é especialmente usado em situações de experimentação: por exemplo, quando você realiza um experimento no qual divide usa amostra em duas, e considera uma como tratamento e outra como controle: digamos, por exemplo, um experimento para medir o efeito de um medicamento, no qual metade das cobaias (que são unidades amostrais) recebem o medicamento (chamamos de tratamento) e a outra metade recebe um placebo (que chamamos de controle).
Em um contexto de meta-análise, não acho que seja um termo muito útil - mas, de novo, comente se você esbarrou com ele em outro sentido, ok?

Vamos dialogando, são conceitos que podem ser confusos, mas são também muito importantes!
Prof. Marcos
Prof. Marcos

Mensagens : 678
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 42
Localização : Maceió, AL

https://cantinhodor.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos